3 dicas para trabalhar o estresse na carreira contábil

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

carreira contábil

Nem sempre o nível de periculosidade de uma profissão está ao alcance dos nossos olhos. Na careira contábil, por exemplo, ela é muito silenciosa e traiçoeira, aproveitando-se da fama de “ossos do ofício” para atacar o profissional de dentro para fora, fazendo com que ele só perceba sua presença quando o estrago já foi feito. Estamos falando do famoso (e temido) estresse.

Confira neste artigo 3 dicas para evitar a fadiga profissional e melhorar a sua qualidade de vida!

Chefia sã, funcionário são

O clima no ambiente de trabalho afetará diretamente a produtividade da sua equipe. Vocês já lidam diariamente com a pressão dos clientes e a responsabilidade inerente à carreira contábil, adianta manter a mesma atmosfera estressante no escritório?

Quando o assunto for motivar a equipe, escolha sempre a confiança. Mantenha um diálogo aberto com seus colaboradores, ouça o que eles têm a dizer e leve em consideração as suas opiniões. Isso vai fazer com que eles se sintam mais valorizados e estimulados a trabalhar em conjunto.

Tenha tudo planejado

A carreira contábil exige um gerenciamento de processos de primeira, que reduza ao máximo as chances de erro. Para isso, tenha sempre uma ferramenta de gestão eficiente no seu escritório. Você poderá controlar as tarefas de todas as áreas e garantir que elas sejam entregues nos prazos estipulados.

Além dessa administração do todo, faça também um controle individual — incentivando seus colaboradores a seguir o mesmo caminho. Acompanhe o progresso de cada cliente e crie uma norma de conduta para sua equipe usar como modelo. Por exemplo: o que acontece com aquele cliente que não envia a documentação solicitada? Após um certo número de tentativas, as demandas passam a ser de sua responsabilidade.

Um planejamento bem construído, com práticas delimitadas, pode diminuir drasticamente o nível de estresse no escritório.

Equilibre a rotina

É importante angariar novos clientes para deixar o fluxo de caixa sempre em movimento, mas será que vale a pena sacrificar tudo por dinheiro? A maioria dos clientes acredita que o seu pedido é o mais urgente, mas caberá a você estabelecer o que realmente é prioridade. Saber fazer uma triagem consciente das demandas é um dos fatores cruciais para uma carreira contábil com menos problemas psicológicos.

Utilize essa mesma metodologia com os seus funcionários. Especialistas afirmam que fazer intervalos curtos a cada 60 minutos ajuda na concentração, fazendo com que o cérebro descanse entre uma atividade e outra. Pode ser uma pausa para um café ou para fazer exercícios de respiração e relaxamento — só para citar algumas possibilidades.

Desenvolver uma barreira de proteção contra o estresse do dia a dia é a melhor saída para quem trabalha no setor de contabilidade, independentemente da função. Já que não é possível controlar o nível de pressão recebido por fatores externos, pelo menos faça com que, internamente, a sua carreira contábil seja mais tranquila, eficaz e produtiva.

Gostou das dicas? Fique por dentro de todas as novidades do mundo contábil assinando a nossa newsletter!

sage_gestao_contabil_footer_01_2016

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn