4 dicas para conhecer seu mercado antes de começar ou expandir seu negócio

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4 dicas para conhecer seu mercado

Ao iniciar ou expandir um negócio, o conhecimento a respeito do mercado que o cerca pode ser a chave definitiva para o sucesso. Esse tipo de estudo é importante para que você conheça o seu público e entenda qual solução fará com que você esteja presente na vida dessas pessoas e se torne uma marca consolidada na área. Negligenciar essa etapa é encarar um grau de risco enorme para o seu empreendimento. No conteúdo a seguir, vamos apresentar 4 dicas que vão te ajudar a entender melhor o mercado da sua empresa e como se aproveitar dessas informações.

Descubra quem são seus concorrentes

Não adianta entrar numa competição sem saber quem são seus adversários e como se preparar contra eles. Conhecer a concorrência é essencial para o sucesso do seu negócio. Procure as principais empresas do seu mercado para colher informações a respeito delas.

A internet é uma grande aliada nesse momento, já que muito pode ser descoberto com uma simples visita às páginas oficiais desses empreendimentos. Artigos dos sócios sobre práticas gerenciais, quais softwares usam, quem são os fornecedores, principais clientes…

Use e abuse do benchmarking, que é o ato de copiar as melhores práticas da concorrência e aplicá-las no seu negócio, além de procurar possíveis falhas para não cair no mesmo erro.

Use a Matriz SWOT no seu negócio

A Matriz SWOT é uma ferramenta de análise administrativa fantástica para ser usada no estudo de mercado. É um momento de reflexão que trata de descobrir os aspectos internos e externos que influenciarão na sua atuação. Os aspectos internos são suas Forças e Fraquezas, ou seja, pontos positivos e negativos inerentes ao seu negócio em si.

Os aspectos externos tratam da identificação de Oportunidades e Ameaças, que seria o estudo do mercado propriamente dito, buscando situações que favoreçam seu desempenho e protegendo-se de possíveis adversidades no decurso de suas operações.

Contrate o serviço de pesquisa de mercado

Empresas especializadas em pesquisa de mercado são fortes aliadas para garantir o sucesso do seu negócio. Não visualize o resultado da pesquisa apenas como um conjunto de números sem utilidade, mas veja como um aparato de informações que o ajudará a reconhecer o perfil do seu consumidor e trabalhe com base nesses dados. Um trabalho bem realizado pode até identificar nichos que você ainda não havia visualizado. Então, se você possui capital disponível, considere essa alternativa na hora de estudar seu mercado.

Pense como seu cliente

Viver a experiência do cliente e mudar o ponto de vista da análise é uma ótima dica para identificar melhorias no seu negócio. Visite as empresas concorrentes e consuma seu produto ou serviço, estude preços e variedade do que está sendo ofertado, fluxo da clientela, qualidade do atendimento, etc. Tenha atenção com todo esse processo, desde a busca pela empresa até o pós-venda, para identificar o que pode ser melhorado. É nesse ponto que estarão suas oportunidades.

Aplicando as dicas listadas aqui, você ficará preparado para iniciar ou expandir seu negócio de maneira mais próxima do sucesso. Não mergulhe no mercado sem possuir informações relevantes sob seu poder, do contrário, você estará arriscando a prosperidade da sua empresa.

Tem planos de abrir sua empresa? Vai expandir seu negócio? Não deixe de nos contar sobre a sua experiência aqui nos comentários!

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