4 dicas para manter minha equipe motivada e produtiva

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

dicas para uma equipe motivada

Engana-se quem pensa que desenvolver uma gestão rígida é a única maneira de conseguir manter uma equipe produtiva. Muito pelo contrário. Envolver e motivar os colaboradores para alinhá-los aos objetivos e aspirações da empresa é uma receita certa para o sucesso. O motivo é muito simples: uma equipe motivada se empenha mais em desenvolver suas tarefas, além de se manter leal à empresa, o que reduz a rotatividade — e os gastos decorrentes dela — e aumenta a produção.

Para que isso seja possível, no entanto, é preciso criar um ambiente cooperativo, que tem um potencial motivacional muito maior do que uma gestão “mão de ferro”, pautada exclusivamente em metas e resultados. E isso começa com uma revisão da própria gestão do negócio. É por isso que resolvemos preparar neste post uma lista com 4 dicas de gestão de pessoas que podem ser eficientes para manter sua equipe motivada. Confira!

Feedback

O feedback é uma oportunidade para fortalecer dois pontos de qualquer gestão: o relacionamento e o aprendizado. Em primeiro lugar, esse é um momento em que o gestor dialogará diretamente com o colaborador e, com isso, pode trocar informações e receber sugestões. Isso certamente ajuda a melhorar a comunicação e o entrosamento entre o gestor e o colaborador, tornando o ambiente mais cooperativo e a equipe mais motivada.

Por outro lado, o feedback também apresenta uma segunda face, relacionada ao aprendizado. É uma oportunidade única pra estimular os funcionários que estão no caminho certo e, principalmente, orientar aqueles que ainda não se adaptaram, passando dicas, estratégias e conhecimento.

É importante lembrar que feedback não é sinônimo de “puxão de orelha”. A crítica mais rígida é característica de uma gestão firme, enquanto o feedback é uma forma de motivação, já que os colaboradores estão interessados no conhecimento!

Flexibilidade

Outro ponto que contribui muito para a motivação é a flexibilidade da gestão, e também podemos analisar esse ponto por duas vias. O primeiro deles é que o gestor deve ter a mente aberta para receber sugestões. Muitas vezes, por estarem lidando diretamente com os processos de produção, os colaboradores conseguem ter uma visão diferenciada a respeito das suas próprias tarefas e das rotinas da empresa. Implementar boas sugestões pode melhorar o dia a dia de toda a equipe.

Além disso, é preciso avaliar a flexibilidade do ponto de vista individual. Os profissionais não são máquinas e enfrentam dificuldades em muitos momentos. Por isso, é preciso atuar diplomaticamente, fazendo concessões quando for necessário, ou negociando horários, condições para aumentos, entre outras situações. Quando isso acontece, o colaborador se sente acolhido pela organização e, em contrapartida, abraça mais facilmente os seus ideais e objetivos, mais um ponto que conta muito para uma equipe motivada!

Carreira

Quando o colaborador não consegue visualizar com clareza o crescimento profissional na empresa, dificilmente se mantém motivado por muito tempo. Um exemplo comum desse cenário são as repartições públicas, que inviabilizam a promoção de profissionais para outros cargos internos e, como consequência, acabam estimulando um comportamento mais moroso entre os servidores. O mesmo não pode acontecer na sua empresa.

Por isso, desenhe com clareza todo o organograma da sua organização, com respectivos cargos e salários. Crie os critérios claros e objetivos para realizar promoções internas. Quando fica mais claro para todos quais são as “regras do jogo”, todos se sentirão mais seguros e, consequentemente, mais motivados, uma vez que enxergarão a possibilidade de alçar novos voos dentro da própria empresa onde trabalham.

Recompensas para uma equipe motivada

Além da possibilidade de crescimento, os colaboradores também podem ser motivados por outros esquemas de recompensas. Um exemplo é quando uma loja oferece boa parte do salário baseado em comissões.

Acontece que é preciso tomar cuidado quando se estabelece qualquer tipo de sistema como esse internamente. Quando os critérios para atingir o prêmio são descabidos e inalcançáveis, dificilmente os colaboradores se sentirão estimulados a cumprir com os objetivos ou metas estipulados. Muito pelo contrário, é possível que nem tentem! Por outro lado, todos avaliam o custo-benefício de qualquer medida. Se a recompensa for baixa, também haverá um desestímulo por parte dos colaboradores.

Pense em recompensas interessantes para seus colaboradores, isso ajudará e muito a manter a sua equipe motivada e, consequentemente, mais produtiva. Quem ganha com isso é você e a sua empresa. Para acertar neste momento, coloque-se no lugar do seu funcionário: o que o motivaria a dar seu melhor? Quais recompensas chamariam a sua atenção? E não esqueça nunca de elogiar o seu time quando merecido, isso faz uma grande diferença para uma equipe motivada.

Pronto para aplicar essas dicas no dia a dia da sua organização? Que outras estratégias utiliza para manter a sua equipe motivada e produtiva? Compartilhe a sua experiência nos comentários!

banner - 600x100

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn