4 dicas para conquistar um consumidor inseguro

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

consumidor inseguro

Conquistar o consumidor inseguro e levá-lo a fazer uma compra mesmo em momentos difíceis é um objetivo importante para todo empresário, independentemente da área de atuação. Para alcançá-lo, no entanto, é essencial investir nas abordagens corretas. Transmitir segurança para o cliente, procurar destacar os diferenciais do produto ou serviço e saber escutar e entender as necessidades do consumidor estão entre elas.

Confira 4 medidas inteligentes para conquistar um cliente inseguro e fechar uma venda:

Sempre transmita segurança

Um consumidor inseguro precisa de um vendedor que transmita segurança e tire suas dúvidas para que, assim, ele possa acreditar que está tomando a melhor decisão ao fazer aquela compra.

Isso não quer dizer que você precisa ter na ponta da língua informações detalhadas sobre todos os produtos e/ou serviços oferecidos, mas sim que mantém uma postura de segurança, demonstrando que vai fazer o seu melhor para solucionar o problema do cliente, atender os seus desejos e melhorar sua situação.

Ressalte o diferencial do seu produto e/ou serviço

Para convencer o consumidor inseguro de que ele realmente está fazendo um bom negócio, é importante mostrar para ele por que o seu produto ou serviço vale a pena. Detalhe todos os diferenciais que ele tem e por que eles serão úteis para aquele consumidor específico. Se seu diferencial é a qualidade do produto, por exemplo, foque nesse aspecto e deixe o preço de lado.

Se, por outro lado, o valor que você cobra é muito mais competitivo do que a concorrência, procure reforçar esse aspecto. O importante é deixar claro para o consumidor o que ele ganha com aquela compra e por que deve escolher o seu produto ou serviço e não o de outra marca.

Saiba escutar

Para driblar a insegurança do consumidor é importante saber escutá-lo para, em seguida, analisar como sua empresa pode ajudá-lo a resolver o seu problema. Busque entender seu pedido e, por meio do seu discurso, descobrir necessidades que ele nem sabe que tem. Assim, você pode oferecer os produtos e serviços mais certeiros do seu portfólio.

É importante manter a calma e não tentar empurrar para o consumidor tudo o que você tem disponível. Dessa forma, só vai afugentá-lo e fazer com que ele vá direto para sua concorrência.

Respeite a personalidade do consumidor

Entender a personalidade do consumidor e respeitá-la também é uma postura que ajuda a fechar uma venda com mais facilidade. Enquanto há clientes que são abertos a sugestões e desejam que o vendedor ofereça o máximo possível de opções de produtos, há outros consumidores que preferem que a indicação seja certeira. Use seu feeling e experiência para saber qual é o tipo de cliente com que está lidando e, assim, ter a possibilidade de usar a abordagem mais adequada.

Com essas medidas inteligentes, você não só vai conquistar o consumidor inseguro como há grandes chances de transformá-lo em um cliente fiel da sua marca. Comece agora a aplicar essas dicas no seu negócio!

Ainda tem alguma dúvida de como pode ajudar um consumidor inseguro a fechar uma venda? Deixe nos comentários!

BANNERs_blog_GENERICO735x123

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn