4 passos para fidelizar clientes no escritório contábil

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

fidelizar clientes

Como está o relacionamento do escritório contábil com seus clientes? Muitos empreendedores focam seus esforços em aumentar o portfólio de usuários do negócio e se esquecem de que fidelizar clientes pode ser bem mais barato do que conquistar novos. Se tivéssemos que eleger a maior riqueza dentro de uma empresa, independentemente do seu porte e segmento, com certeza seria o cliente fiel.

Consumidores que mantêm um bom relacionamento com empresas funcionam como um núcleo de atração para novos usuários e disseminam uma boa imagem do escritório e dos serviços prestados. Mas a cultura organizacional de muitos negócios contábeis é diferente, e infelizmente o foco é puramente operacional, o que prejudica muito a capacidade de perpetuar relacionamentos duradouros com os clientes.

Vejamos 4 dicas que podem ajudar seu escritório contábil a fidelizar clientes. Confira!

Invista no atendimento

O atendimento diferencial é o que mais pode surtir efeitos dentro de um escritório contábil, já que quase todo o resto da rotina de serviços pode ser igualmente realizada pela concorrência. Ter e manter um bom relacionamento é o primeiro passo.

E esse relacionamento precisa ser ágil e eficiente, uma vez que tanto a empresa quanto o cliente serão beneficiados. É preciso encarar essa postura como algo que será revertido em bons resultados — enquanto o cliente tem suas necessidades atendidas, o escritório se torna mais produtivo e otimiza seu tempo na melhoria de ações para fidelizar clientes.

Quando um relacionamento é estabelecido de forma eficiente, é possível ter os custos reduzidos no escritório, já que as informações estarão mais bem definidas, o que possibilita um melhor atendimento.

sage_relacionamento_footer_01_2016

Cumpra os prazos

Cumprir prazos evidencia o compromisso do seu escritório com os negócios do cliente e vice-versa. É preciso que os profissionais contábeis orientem os clientes no cumprimento dos prazos de entrega de alguns documentos, o que permite que o escritório realize a entrega dentro do prazo estabelecido pelo Fisco. Notas, recibos, contas a pagar e a receber, aumento de ativos e passivos, entre tantos outros correspondem às obrigações para com escritórios contábeis, e empresas que entregam suas informações em dia para que os lançamentos sejam feitos com exatidão garantem que os processos sejam realizados dentro do tempo legal — evitando multas e problemas futuros.

Mas se os clientes acabam esquecendo ou entregam tudo pela metade, talvez seja o momento de aprimorar os seus serviços para se destacar. Elabore um calendário de prazos com os respectivos documentos, indique programas de gestão contábil para a organização, dê dicas de planejamento fiscal, ou seja, ofereça um atendimento diferenciado e com qualidade para que ambas as partes saiam ganhando.

Organize a rotina administrativa

O sucesso de um bom relacionamento com os clientes está diretamente relacionado à qualidade dos serviços prestados. E isso está integrado também à maneira como a rotina administrativa é executada.

Já pensou em quanto uma indenização pode custar para seu escritório se deixar de pagar alguma obrigação fiscal de uma empresa que é sua cliente? Ou mesmo se não cumprir os prazos das obrigações e multas incidirem sobre o valor? Ou ocasionar o fechamento de uma empresa por sonegar ou proceder erroneamente sobre os fatos contábeis?

Todos esses eventos podem ocorrer se o escritório contábil não tiver uma rotina administrativa bem definida. Além de comprometer os negócios dos clientes, perderá a confiança deles.

Para fidelizar clientes, dê tratamento diferenciado

Se os clientes fiéis correspondem pela maior parte do faturamento do seu escritório contábil, invista em ações diferenciadas para eles. Contabilidade, folha de pagamento e fiscal é o que todos os escritórios oferecem, portanto, vá além.

Ofereça algo a mais, como relatórios financeiros e contábeis, visitas frequentes, tente mostrar interesse no negócio e dê embasamento às tomadas de decisão com informações mais eficientes, como balancetes mensais, evolução patrimonial, lucro ou prejuízo, entre outros.

Lembre-se: os serviços do profissional contábil são os mais próximos da gestão estratégica da empresa do seu cliente!

Gostou das nossas dicas? Como seu escritório contábil tenta fidelizar clientes? Compartilhe conosco sua experiência!

sage_gestao_contabil_footer_01_2016

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn