4 vantagens de ter um escritório de contabilidade de nicho

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

nichos no escritório de contabilidade

O mercado vive em constante evolução. De tempos em tempos, surgem novidades que muitas vezes acabam criando novos direcionamentos na condução da rotina de trabalho. A setorização, por exemplo, foi uma dessas inovações que veio para ficar. Com a ascensão da tecnologia e da internet, o mercado percebeu a necessidade de se especializar cada vez mais —  mas não para atender a todos, e sim a um público específico. É nesse cenário que o conceito de nicho ganha força. Atualmente, não é raro perceber empresas de setores variados, seja de serviços ou de produtos, redirecionando sua força produtiva para um público-alvo bem definido.

A área contábil não ficou de fora dessa tendência, muito pelo contrário. Escritórios antigos têm investido na especialização de seus atendimentos para reter seus clientes ou ampliar sua cartela em uma mesma área. Ao mesmo tempo, a maior parte dos novos escritórios de contabilidade que está abrindo suas portas já nasce direcionada para atender a uma fatia específica do público.

Preparamos o artigo de hoje com 4 vantagens de se investir em um escritório de contabilidade de nicho. Confira:

1. Aumente sua credibilidade

Uma imagem positiva no mercado é o melhor cartão de visitas que um empreendimento pode conquistar. E quando o assunto é credibilidade, a prestação do serviço com a máxima qualidade é fundamental.

Um escritório de contabilidade que atende a todos os nichos possíveis, na verdade, não consegue se especializar em nenhum, o que dificulta para que ele se destaque ou amplie sua credibilidade no mercado.

2. Seja referência em alguma área

Todo cliente que contrata um serviço espera que ele resolva um problema ou uma demanda com a máxima eficiência. A relação gira em torno da expectativa e da necessidade. Por isso, reduza as chances de um cliente se frustrar com o trabalho prestado pelo seu escritório.

Por mais que a matriz do trabalho contábil seja a mesma, cada área atendida agrega particularidades específicas e, se você souber entendê-las, certamente terá chances de se tornar uma referência na sua sua cidade ou região.

3. Garanta boas indicações

Como já falamos acima, a boa reputação é item indispensável para um escritório de contabilidade. E, novamente, a especialização em um nicho pode ajudar bastante nesse quesito.

Se seu escritório atende na área da saúde, certamente seus clientes satisfeitos indicarão seus serviços aos colegas de profissão, seja em hospitais, clínicas ou profissionais autônomos. Dessa forma, a manutenção do nicho se torna mais simples, já que o mercado já sabe que você atende muito bem a uma determinada área.

4. Considere os novos mercados

Essa dica é muito importante, principalmente para os escritórios de contabilidade mais antigos. Hoje em dia, o crescimento da internet vem abrindo caminho para novas formas de fazer negócios.

As startups e o comércio eletrônico comprovam essa ideia, já que as plataformas estão se mostrando rentáveis e já começam a movimentar o mercado financeiro significativamente aqui no país, a exemplo do que já vem ocorrendo no exterior há alguns anos.

Portanto, a dica é: considere se especializar no nicho de e-commerce e/ou startups. Por ser uma área ainda nova, a concorrência contábil é relativamente pequena e pode ser uma boa oportunidade para seu escritório.

Para concluir, anote uma dica extra: incorpore a tecnologia no dia a dia do seu trabalho como contador. Hoje em dia existem plataformas de gestão financeira e contábil que otimizam muito bem a rotina do escritório.

Sua empresa já é um escritório de contabilidade de nicho? Já pensou em especializar seu atendimento? Deixe um comentário pra gente!

sage_gestao_contabil_blog_sn_10_2015

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn