5 desafios que os empreendedores de sucesso precisaram enfrentar

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

empreendedores de sucesso

Empreendedores de sucesso, até chegarem ao patamar de destaque em que estão, passaram por muitos desafios. Quando uma questão é solucionada, não demora a aparecer um novo problema a ser contornado, o que requer muito sangue frio e competências diferenciadas para seguir adiante com o sonho da empresa própria.

Será que você está passando pelas mesmas batalhas que esses gigantes já combateram? Veja estes 5 desafios a seguir.

Formar uma equipe sintonizada

Um dos maiores problemas enfrentados por empreendedores de sucesso é a gestão de pessoas, já que é difícil crescer sem um time de profissionais de alta performance e sintonizados com seus objetivos.

Achar um colaborador talentoso não é uma missão fácil e, quando finalmente você encontrou aquela pessoa que pode somar com o negócio, ainda precisa lidar com o risco do turnover: oferta de salário maior na concorrência, insatisfação no ambiente de trabalho, discussões com um colega, entre várias outras situações.

Para evitar isso, faça com que sua equipe sinta que é um ativo valioso na empresa. Você pode fazer isso por meio de um plano de cargos e salários, explicitando como e até onde eles podem crescer na hierarquia de trabalho, despertando dessa forma metas e objetivos em cada um.

Manter um fluxo de caixa saudável

O fluxo de caixa representa uma das grandes dificuldades dos empreendedores de sucesso, pois trata-se de um item da sua empresa impactado por diversas variáveis. Incluímos aqui a gestão dos custos e despesas, que devem ser constantemente combatidos para “enxugar” a produção e aumentar sua competitividade, além da geração de receitas por meio de vendas constantes e uma alta representatividade no mercado. E se o cenário for de crise, triplique o nível desse desafio!

Para driblar essa solução, com o rápido fluxo de transações do mercado atual, o mais recomendável é contar com um sistema de gestão que possa ajudá-lo a administrar todas essas informações e facilitar a gestão financeira.

LEIA TAMBÉM: Como controlar meu fluxo de caixa?

Lidar com o Fisco

O Estado, que devia ser um aliado (já que os empreendedores de sucesso geram empregos e fazem o dinheiro circular no país), na verdade apresenta-se como um inimigo. Burocracia na hora de legalizar o negócio, exigindo incontáveis documentos, e uma alta carga tributária são dores de cabeça frequentes para o empresariado brasileiro.

A solução para minimizar essas dificuldades é contar com uma equipe contábil capaz de encontrar as brechas da legislação e minimizar o peso dos tributos, além de ter flexibilidade na hora de cumprir as exigências burocráticas.

Criar estratégias de marketing

Se você não aparece para o seu público-alvo, não fará vendas e o destino da sua empresa será a falência. Eis a importância do marketing, que os empreendedores de sucesso perceberam logo no início de suas trajetórias e souberam aplicar da maneira mais assertiva para gerar retorno.

Hoje em dia, com o advento da internet, o marketing digital é a principal alternativa quando você precisa fazer uma divulgação de baixo custo e segmentada para seu público, por meio de blogs, campanhas de e-mail e redes sociais, como o Facebook. Procure cursos e treinamentos online: não é difícil encontrar e o retorno não tarda a aparecer, com o aumento das vendas.

Conseguir acesso a crédito e investimentos

Muitos empreendedores de sucesso começaram seus negócios com capital próprio, mas também houve quem precisou negociar um financiamento ou empréstimo com um banco ou apresentar aquela ideia que atraiu os olhos de um investidor. Porém, não é tão simples assim garantir a um terceiro que o seu sonho vai se concretizar e o retorno prometido será realidade.

Para facilitar o acesso a capital, procure comprovar o quão sólida é a sua empresa por meio de demonstrações contábeis elaboradas com um sistema eficaz. Isso, certamente, aumenta o senso de segurança que um banco ou investidor precisa nesse momento.

Esses são apenas alguns desafios que empreendedores de sucesso precisaram combater até consolidar a sua ideia no mercado. Na verdade, existem inúmeras outras dificuldades, mas sua vontade de vencer deve ser maior do que todos esses obstáculos. Se existe gente que conseguiu, você também é capaz!

Está com alguma dificuldade além dessas que apresentamos? Compartilhe conosco aqui nos comentários!

BANNERs_blog_GENERICO735x123

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn