5 dicas incríveis para aumentar a produtividade do escritório contábil

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

produtividade

Você sabe que o dia a dia em um escritório de contabilidade é cheio de desafios. São pequenos contratempos que acabam comprometendo a produtividade da equipe, como uma comunicação interna deficiente, um funcionário desmotivado e a falta de organização na gestão dos processos. Pensando nisso, selecionamos 5 dicas incríveis para aumentar a produtividade do seu escritório contábil. Confira!

Incentive a comunicação interna e o trabalho em equipe

Seja em uma grande organização ou em um pequeno escritório, o trabalho em equipe é fundamental para o aumento da produtividade. Quando ele é estimulado, aumenta o sentimento de pertencimento ao negócio (é a velha ideia de “vestir a camisa” mesmo) e mais fácil se torna o cumprimento das atividades rotineiras.

A primeira dica é para você, gestor: aprenda a ouvir sua equipe. Cada funcionário tem um perfil único e em meio a essa diversidade você pode receber contribuições importantes para a gestão e produtividade do escritório contábil.

Outra maneira de valorizar o trabalho em equipe e ainda melhorar a comunicação interna é apresentar para todos os funcionários os problemas que devem ser enfrentados e os objetivos da empresa como um todo. O diálogo e a troca de ideias fazem com que a equipe se sinta valorizada e estimulada a apresentar alternativas para a otimização da produtividade.

Motive sua equipe

O trabalho em conjunto é excelente para o aumento da produtividade, mas é necessário ainda um acompanhamento e orientação individual do gestor. A motivação deve ser trabalhada em cada membro da equipe, pois aquilo que pode motivar um funcionário pode não ser tão estimulante para outro.

Monte um questionário motivacional e colete as respostas de todos os seus colaboradores. A partir dessas informações, você poderá pensar em estratégias gerais e individuais de motivação que influenciarão positivamente na produtividade do escritório contábil.

Crie metas e ofereça incentivos

Estipule metas para aumentar a produtividade do escritório, mas não as transforme em um mecanismo de pressão sobre sua equipe. Depois de reunidas as informações motivacionais do seu time, você poderá avaliar qual tipo de incentivo será mais estimulante — use esses dados a seu favor e crie um plano de incentivos para os colaboradores que apresentarem bons resultados. Mas deixe claras as regras para essas recompensas.

Crie rotinas de gerenciamento

Uma maneira simples e bastante prática de aumentar a produtividade do escritório contábil é por meio da utilização de ferramentas de gerenciamento e gestão. Com elas, você pode gerenciar, em um único sistema, a equipe, os documentos do escritório e os serviços. Além disso, você pode delegar tarefas para qualquer funcionário e também saber o andamento de cada atividade. São muitas as opções de ferramentas de gestão e organização que podem ser úteis para o aumento da produtividade do escritório contábil. Pesquise e descubra aquela que atende as suas necessidades.

Utilize um sistema de gestão contábil

As ferramentas citadas acima são bastante úteis e customizáveis, mas para cuidar de todas as suas demandas o melhor é procurar um software de gestão contábil. Além de ágil no lançamento dos dados, esse sistema é flexível no momento de composição do histórico, oferecendo a você total controle desses lançamentos. Outro ponto positivo desse sistema é que ele permite a produção de relatórios gerenciais dos seus clientes, o que trará um grande diferencial ao seu escritório de contabilidade.

Encare o desafio e aumente a produtividade do seu escritório contábil! Como você tem feito para aumentar a produtividade dos seus colaboradores? Conte pra gente!

sage_gestao_contabil_footer_01_2016

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn