5 dicas para começar 2017 com o pé direito no meu escritório contábil

5-dicas-para-comecar-2017-com-pe-direito-escritorio-contabil

Com o ano de 2017 se aproximando, é necessário elaborar um planejamento que ajudará a começar com o pé direito e conseguir resultados ainda melhores. Para isso, é preciso fazer algumas análises e estimativas, que podem ajudar na definição de ações mais precisas.

Pensando nisso, fizemos uma lista com 5 dicas abordando os pontos principais que devem fazer parte de um planejamento anual. Continue a leitura e saiba mais!

1. Levante o histórico de resultados e faça uma análise

Faça um levantamento dos resultados passados que são relevantes para a estratégia do escritório (faturamento, lucratividade, custo de novos clientes e rentabilidade, por exemplo) e compare os números alcançados com as metas que haviam sido traçadas. Com isso, é possível saber se os objetivos eram realistas, quais falhas prejudicaram o alcance dos resultados, quais ações precisam ser tomadas para resolver os problemas, entre outras coisas.

Assim, além de saber exatamente como foi o desempenho do seu escritório contábil, é possível avaliar quais estratégias precisam ser alteradas para alavancar o negócio e começar o próximo ano com o pé direito.

2. Elabore o planejamento estratégico

Para estruturar melhor a empresa e alcançar o sucesso, é essencial planejar os mais diversos aspectos que envolvem um negócio. O planejamento estratégico anual é definido com detalhes que envolvem:

  • Os objetivos;
  • A situação atual da empresa;
  • Os pontos fortes e fracos;
  • As condições de mercado e da economia;
  • As ameaças e oportunidades;
  • A definição de concorrentes; e
  • A necessidade de investimentos.

Com esses e outros pontos definidos, é possível saber onde a empresa se encontra, onde pretende chegar e o que é necessário fazer para que isso seja possível.

3. Crie um controle orçamentário

Por meio da gestão do orçamento, principalmente quando ele é dividido por centros de custos, é possível controlar todos os gastos que são realizados mês a mês, além de definir um teto para cada tipo. Dessa forma, os riscos de que a receita não seja suficiente para cobrir os custos são bem menores.

4. Identifique os treinamentos necessários para a equipe

Por meio da análise do desempenho da equipe nos diversos processos, é possível identificar quais são as principais deficiências e avaliar que tipo de treinamento é necessário para eliminá-las. Identificar essa necessidade é importante para que se possa planejar todos os aspectos com antecedência, além de estimar o investimento necessário para sua realização e inclui-lo no planejamento do orçamento.

5. Invista em um software de gestão para começar com o pé direito

A utilização de um sistema de gestão proporciona a automação dos processos, garantindo maior agilidade, informações mais confiáveis e seguras, ganho de produtividade, maior controle sobre os processos e redução de custos, além de vários outros benefícios. Com isso, além de as operações do escritório contábil serem modernizadas, elas se tornam ainda mais eficientes e eficazes.

Para que se possa começar com o pé direito em 2017, é necessário pensar no futuro, mas também é preciso olhar para o passado. Analise a qual postura que tem sido adotada até o momento, como ela contribui para os resultados e como ela podem ser melhorada. Com isso, o caminho para alcançar o sucesso se torna menos complicado.

Gostou deste artigo? O que achou das dicas para o seu escritório? Com certeza elas te ajudarão a ter um novo ano ainda melhor!




Sage Business