5 dicas para montar um blog de sucesso

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

montar um blog de sucesso

Seja qual for o tamanho da sua empresa ou ramo de atuação, montar um blog de sucesso corporativo pode ajudar a alcançar uma fatia de mercado muito maior. Neste post, você vai entender por que sua empresa precisa de um blog e conferir nossas 5 dicas para criar uma página de sucesso! Confira:

Por que montar um blog de sucesso?

Um blog corporativo que produz conteúdo de qualidade funciona como combustível para o SEO, pois os sites de busca oferecem melhores posições para quem posta conteúdos novos regularmente. Além disso, seus potenciais clientes vão encontrar sua empresa de outras maneiras além das buscas normais — digitando o nome ou serviço que você oferece.

Outra vantagem é a possibilidade de interação com seus clientes, onde você pode solucionar dúvidas, comentar notícias ou artigos, publicar posts sobre o mercado, etc. Com o tempo, esses leitores passarão a ter confiança na sua empresa e com certeza se lembrarão dela quando precisarem do seu produto ou serviço.

E esse é só o começo, pois ainda há outros benefícios, como baixo investimento, possibilidade de conhecer melhor seus clientes, poder gerir a imagem da sua empresa, entre outros. Agora que você já sabe por que sua empresa precisa dessa ferramenta estratégica, confira algumas dicas para blogs!

Crie conteúdo original e único

Criar conteúdo novo e de qualidade regularmente é trabalhoso e pode exigir muitas horas de pesquisa, escrita, revisões, correções, além do tempo necessário para encontrar as imagens certas, etc. Porém, o seu conteúdo é o que lhe permitirá construir uma base de leitores fiéis e realmente montar um blog de sucesso. Com o tempo, os seus leitores irão encontrar no seu blog uma fonte de informação relevante e na qual eles podem confiar, por isso a importância de produzir sempre conteúdos interessantes e que realmente tragam uma solução às pessoas. E não esqueça: o título é a porta de entrada para o seu artigo, seja criativo e chame a atenção!

Como fazer isso? É muito simples: colocando-se no lugar do seu leitor! O que ele gostaria de saber? Que informações são realmente úteis para o seu sucesso? Que soluções e orientações ele de fato precisa? E muito cuidado com a escrita e o português, um erro simples de gramática pode tirar a credibilidade do seu blog e afastar seu leitor. Por isso a importância de contar com um profissional capacitado para esta função.

Jamais copie conteúdo na internet, mas se (e quando) precisar fazê-lo, não se esqueça de referenciar o autor, pois além de prejudicar o SEO de seu blog, o plágio pode criar problemas com o autor original.

Tenha um visual personalizado

Quando um visitante chegar a seu blog, a primeira coisa a ser julgada será o quão profissional ele parece. E se seu blog tiver um layout ruim, isso vai resultar em uma diminuição da credibilidade, menos páginas visitadas ou até mesmo a saída imediata do leitor. Portanto, tente criar uma boa impressão logo na primeira visita, para que a leitura seja agradável e o visitante sinta confiança no que está lendo. Explorar vídeos, infográficos e imagens é uma dica muito importante.

E você não quer que ele leia apenas uma notícia e saia do seu blog, certo? Não esqueça de incluir links para outros artigos no meio do texto e um espaço para matérias relacionadas no final, assim ele pode continuar navegando por um assunto que lhe interessou e passar mais tempo na sua página, além de aumentar a sua credibilidade, o laço entre vocês e as chances de ele compartilhar aquele conteúdo nas suas redes sociais ou com outras pessoas.

Dê atenção aos seus leitores

Se você tem um formulário de contato em seu blog, é importante que tenha o compromisso de ser ágil e sempre responder aos e-mails que seus leitores ou anunciantes lhe enviarem para que não passe a impressão de desleixo.

Fique atento também aos comentários em seus posts ao montar um blog de sucesso, pois o feedback de seus leitores é a melhor maneira de descobrir onde você está acertando ou errando, além de obter sugestões para seus próximos conteúdos e melhorias, e criar uma relação de confiança entre vocês. Para isso, sempre responda os comentários que receber, esclareça possíveis dúvidas, indique outros artigos e agradeça os feedbacks, mesmo que sejam negativos.

Já pensou em montar uma newsletter quinzenal ou mensal do seu blog e enviar aos seus leitores com as notícias mais interessantes? Claro, dê a eles a opção de se cadastrarem para receber este material e invista no layout. Acompanhar as matérias mais lidas também é uma forma relevante de saber quais assuntos mais chamam a atenção do seu leitor.

Divulgue nas redes sociais

O Twitter tem 320 milhões de usuários ativos por mês; o Facebook, mais de 1 bilhão; e o LinkedIn já chegou aos 400 milhões. Juntas, essas redes sociais conseguirão atrair um tráfego considerável para seu blog, independente do assunto que você vai abordar.

Considere adicionar em seu blog algumas ferramentas — ou plugins — que permitam aos visitantes curtirem ou compartilharem o seu blog nas redes sociais, dessa maneira, eles te ajudarão a divulgar o seu conteúdo.

Analise os resultados

Por fim, é hora de avaliar se o seu blog está gerando os resultados esperados. Estabeleça objetivos e acompanhe métricas através do Google Analytics, e vá aos poucos melhorando, divulgando e refinando seu conteúdo ao gosto de seus leitores. Contar com profissionais capacitados para a criação e condução do blog é fundamental, como programadores, designers e redatores.

Agora que você já sabe como seu negócio pode se beneficiar ao montar um blog de sucesso, deixe para nós nos comentários suas dúvidas e opiniões sobre esse tema!

BANNERs_blog_GENERICO735x123

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn