5 erros de gestão que todo empreendedor deve evitar

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

erros de gestão

Uma ideia para um negócio pode dar origem a uma empresa de sucesso se conduzida da maneira correta. Um empreendedor que tem esse objetivo sabe da importância de acertar nos aspectos mais estratégicos, mas será que isso garante que ele fique livre de situações adversas?

Ao analisar os erros de gestão de outros empreendedores, você aprende com eles e tem a garantia de que não irá passar pelos mesmos problemas durante a história da sua empresa. Com esse conhecimento, é possível tomar decisões melhores, direcionar o foco para as áreas corretas e se concentrar no caminho para o sucesso.

Veja abaixo 5 erros de gestão que todo empreendedor deve evitar:

Ignorar a concorrência

Um bom estudo do seu mercado é essencial para que a sua empresa tome os melhores rumos possíveis. Não prestar atenção nos seus concorrentes é pedir para ser surpreendido e ultrapassado eventualmente. É no trabalho deles que podem surgir novos insights, direcionamentos, tendências e até exemplos do que não fazer. Por mais único que seja o seu negócio, ele certamente está inserido em um segmento; mesmo que você não tenha concorrentes diretos, existirão empresas semelhantes à sua e são elas que você deve observar.

Não acompanhar o mercado

Um dos erros de gestão mais graves é se concentrar demais no próprio negócio e ignorar as movimentações do mercado. Assim como a concorrência, o vai e vem da economia e das tendências pode ser determinante para o sucesso ou o fracasso das iniciativas da sua empresa. Isso também é valioso para situações em que é necessário lidar com fornecedores: o seu negócio acaba sempre precisando de outros.

Insistir em gastos desnecessários

Muitos empreendedores têm aquela visão idealizada dos rumos que querem para a sua empresa, como uma localização privilegiada, o máximo em tecnologia em seu escritório, entre outros. Seja realista em relação ao que é uma necessidade e o que é gasto desnecessário. Avalie a real importância do que você está cogitando e direcione suas atenções para o que é essencial para o crescimento do negócio.

Não investir na equipe

Por melhor que seja o empreendedor, ele é apenas uma pessoa. Aqueles que não veem a sua empresa crescer costumam ser os que não investem em sua própria equipe. É um dos erros de gestão mais graves deixar que o conhecimento dos funcionários fique estagnado, em vez de continuamente incentivá-los a melhorar. Lembre-se que um turnover alto (ou seja, uma grande rotatividade na sua equipe) é danoso para qualquer tipo de negócio.

Deixar a emoção tomar conta

Não importa qual o nível de experiência, é muito comum ver empreendedores se entregando ao desespero em uma situação adversa. Por mais que ninguém goste de lidar com dificuldades, é preciso ter um bom equilíbrio e segurança em suas decisões para reverter os problemas. As melhores formas de evitar que o lado emocional entre em descontrole é sempre ter em mãos o máximo de informações possível e contar com o auxílio de uma boa equipe.

Evite que esses erros de gestão comprometam o sucesso da sua empresa e passe a trabalhar apenas com as escolhas certas. Curta a nossa página no Facebook para continuar recebendo o melhor conteúdo sobre empreendedorismo no seu feed de notícias.

BANNERs_blog_GENERICO735x123

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn