CONTADORES/Gestão e Produtividade/Gestão e Produtividade/PMEs

5 hábitos das pessoas inovadoras

hábitos de pessoas inovadoras

Sabe aquela pessoa que sempre aparece com ideias originais para resolver algum problema? Ou aquelas vezes em que vemos algo novo e pensamos “por que eu não pensei nisso antes?”. Pois é, essas ideias geralmente vêm de pessoas inovadoras ou de todo um time delas!

Qualquer um pode se tornar mais inovador, basta desenvolver e praticar hábitos que favoreçam esse motor criativo. E existem pelo menos 5 deles que todas as pessoas inovadoras têm e praticam constantemente — consciente ou inconscientemente. Veja quais são!

Curiosidade e desejo de explorar

Pessoas inovadoras são naturalmente curiosas. Elas têm o hábito de ler constantemente (livros, revistas, sites, etc.), aprender coisas novas, fazer experimentos, observar tudo ao seu redor e estudar assuntos relacionados ao que estão criando — ou pretendem criar. São pessoas que querem saber como as coisas funcionam, fazem perguntas (muitas perguntas) e são verdadeiras exploradoras de tudo que chama a sua atenção.

Visualização

Michael Jordan visualizava a trajetória da bola antes de fazer um arremesso livre. Muhammad Ali, lenda do boxe, visualizava suas lutas antes de entrar no ringue. Vários jogadores de futebol relataram que visualizam o que seria o chute perfeito antes de suas cobranças de falta ou pênalti. O poder da visualização é um dos hábitos mais comuns entre os melhores atletas do mundo, mas também é muito utilizado por diversos outros profissionais, como engenheiros, presidentes de grandes empresas, profissionais de marketing, vendedores, empreendedores e muitos outros.

A visualização e a imaginação tornam a pessoa mais criativa. Imaginar e enxergar na mente como as coisas devem funcionar, ter a visão global da situação, entendendo como as partes devem interagir umas com as outras, são hábitos das pessoas inovadoras mais potentes. Além de ajudar a identificar problemas e falhas antes mesmo de eles acontecerem, também ajuda a encontrar soluções que ninguém mais pensou.

Foco nos princípios fundamentais

Existe um termo em inglês chamado “first principles”, que se popularizou quando Elon Musk (o mega empreendedor e fundador da Tesla Motors e SpaceX) disse em uma entrevista que é importante pensarmos nos princípios fundamentais quando quisermos resolver qualquer problema, em vez de fazermos as coisas simplesmente porque é como elas foram feitas em outras ocasiões ou por outras pessoas.

As coisas podem sempre ser abordadas de uma maneira diferente, e pessoas inovadoras sabem que dogmas, costumes e tradições, por mais bem intencionados que sejam, às vezes podem dificultar o processo de inovação.

Conexões e rede de contatos

Pessoas inovadoras tendem a explorar sua rede de contatos para buscar informações e validar suas ideias. Sendo impossível saber sobre todos os assuntos, principalmente em soluções mais complexas, elas procuram conversar com as pessoas que são especialistas nas áreas em que precisam de ajuda. Seja para perguntar como algo funciona, avaliar se a solução é a ideal ou para buscar novas ideias. Pouco a pouco, a solução inovadora vai ganhando forma, mesmo aquela ideia que começa muito ruim e frágil.

Persistência e determinação

Erros acontecem, e nem sempre a solução encontrada terá os melhores resultados logo de cara. Quando isso acontecer, a persistência e a determinação farão com que as pessoas inovadoras não desistam de continuar tentando, sendo curiosas, buscando alternativas e criando a próxima inovação.

E você, se considera uma pessoa inovadora ou conhece alguém inovador? Concorda com os hábitos acima? Deixe seu comentário!

banner - 600x100