5 livros de Contabilidade que todo profissional da área deve ler

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

livros de Contabilidade

Qualquer contador que deseja atingir a excelência em sua profissão tem a obrigação de possuir uma vasta coleção de livros de contabilidade. Essa ciência é repleta de autores extremamente competentes e cheios de conteúdos valiosos para o seu dia a dia.

Confira nossas 5 indicações de livros para expandir sua biblioteca contábil!

Contabilidade de Custos, de Clóvis Luis Padoveze

Clóvis Luis Padoveze apresenta um competente apanhado sobre a teoria e a prática da contabilidade de custos, além de fazer um paralelo sobre integração desses dados com Sistemas de Informação (ERP). Métodos de custeamento, ponto de equilíbrio, formação de preço, entre outros assuntos são abordados na obra.

Se você deseja expandir seus conhecimentos para além da assessoria contábil tradicional e aumentar o leque de serviços que entregam valor para os clientes, esse é um dos livros de contabilidade que precisam estar na sua biblioteca!

Auditoria: um curso moderno e completo, de Marcelo Cavalcanti Almeida

A auditoria é uma área que está em alta no momento, e a obra de Marcelo Cavalcanti Almeida é uma das melhores indicações em livros de contabilidade. As rotinas de um auditor são bem trabalhadas e descritas, desde a verificação dos controles internos até a elaboração do relatório de opinião. Testes de auditoria e o tratamento que deve ser dado aos diversos patrimônios de uma empresa estão bem explicados, em linguagem acessível e com exemplos práticos.

Teoria da Contabilidade, de Sérgio de Iudícibus

Sérgio de Iudícibus é um dos maiores estudiosos da Contabilidade no Brasil. Sua obra “Teoria da Contabilidade” foi publicada pela primeira vez em 1979, quando muitos de nós ainda nem sonhávamos com a profissão de contador. Ao longo do tempo, o autor adaptou o conteúdo de acordo com as mudanças no cenário contábil brasileiro, em função da convergência com as regras internacionais. Para manter os principais fundamentos da Contabilidade na ponta da língua, vale a leitura!

Mercado Financeiro, de Eduardo Fortuna

Não está entre os livros de Contabilidade, mas, se você pretende ser um profissional completo, atuando também como um consultor financeiro e aconselhando seus clientes a respeito dos melhores investimentos, é uma boa opção de leitura. Eduardo Fortuna apresenta um manual completo envolvendo os melhores produtos nos mercados financeiros, de capitais e derivativos. Com mais de 150 mil exemplares vendidos, é referência para quem deseja embarcar nos investimentos.

A Cabeça do Investidor, de Vera Rita de Mello Ferreira

Outro livro mais próximo de finanças que um contador precisa ler. Vera Rita de Mello Ferreira é psicanalista e psicóloga econômica. A autora realizou diversas pesquisas nas áreas de psicologia econômica, economia comportamental, finanças comportamentais e neuroeconomia, tudo para entender como funciona a cabeça de um investidor quando se vê diante de decisões a serem tomadas no mercado financeiro. Ótima leitura para repassar o conhecimento aos seus clientes investidores.

É certo que a rotina de um contador, atualmente, deve ter o auxílio de um software que otimize seu trabalho. No entanto, para que as soluções tecnológicas funcionem adequadamente, você precisa ter uma boa bagagem de conceitos para inserir as informações da forma correta. Você conseguirá essa carga de teoria lendo livros de contabilidade como os que indicamos aqui.

Tem mais alguma sugestão? Compartilhe conosco nos comentários!

ctas_sage

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn