6 dicas para começar uma empresa com pouco dinheiro

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

dicas para começar uma empresa

Muitas pessoas possuem o desejo de começar uma empresa, mas, infelizmente, a maioria se depara com dificuldades na hora de levantar recursos para o fazê-lo. Não se engane, não existe caminho fácil para começar uma empresa com poucos recursos, mas seguindo estas dicas você conseguirá aumentar bastante as suas chances de sucesso:

1 – Faça um plano de negócios

Validar a sua ideia de empreendimento através de um plano de negócios é fundamental para o sucesso de uma empresa. Por meio deste plano é possível visualizar o cenário no qual a empresa será inserida, levantar quais serão os seus concorrentes, elaborar uma cultura organizacional sólida (missão, visão e valores), garantir a aplicação dos 4Ps do marketing (preço, praça, produto e promoção), definir a cesta de produtos ou serviços oferecidos, entre outros pontos fundamentais.

Muitos futuros empreendedores se perguntam se é realmente necessário fazer tudo isso para começar uma empresa e a resposta é clara e uma só: sim, é necessário, para qualquer tipo de empreendimento.

2 – Avalie seu conhecimento técnico

Além das habilidades básicas para ser um empreendedor, como gestão de tempo, gestão financeira e disposição para enfrentar desafios, o futuro empreendedor deve avaliar se possui o conhecimento técnico para a realização das atividades que a sua empresa oferecerá. Não será muito produtivo abrir uma loja de assistência técnica de celulares, por exemplo, se você não entende de eletrônica. Caso seja necessária a contratação de uma pessoa especializada para a execução das tarefas dentro da empresa, deve-se avaliar se este custo irá realmente compensar.

3 – Busque outras fontes

Se você já validou sua ideia através do plano de negócios e avaliou que possui o conhecimento técnico necessário para começar uma empresa, mas descobriu que irá custar mais do que você possui, está na hora de buscar recursos externos. Estes recursos podem ser conseguidos através de empréstimos bancários, que possuem taxas diferenciadas para novos empreendedores, investidores-anjo, crowdfunding (investimento coletivo) ou, até mesmo, empréstimos com amigos ou familiares. Não se esqueça de acrescentar à previsão de gastos o pagamento desta dívida. Uma boa solução para cenários como este é a busca por um sócio que também seja apaixonado pelo segmento de atuação da empresa e possua verba disponível para investir.

4 – Reinvista o máximo possível

Reinvestir o dinheiro recebido é uma das melhores formas de expandir seu empreendimento e, deste modo, aumentar a lucratividade. Empresários que focam diretamente nos lucros e retiram dinheiro da empresa não conseguirão investir em novas oportunidades que aparecerem, tendo que buscar investimentos externos, aumentando o nível de endividamento da empresa.

5 – Comece a investir em marketing desde cedo

Existem diversos casos em que os empreendedores começam a divulgar seu produto ou serviço antes mesmo de iniciarem suas atividades. Mas como começar uma empresa investindo em marketing se possuo poucos recursos? Através da internet é possível realizar este tipo de ação de forma até gratuita, utilizando uma página no Facebook, por exemplo, ou postando fotos no Instagram. Se bem planejada, este tipo de ação de marketing trará muito mais resultados do que anúncios em rádios ou televisão, que são relativamente mais caros.

6 – Utilize seus contatos

Através de sua rede de contatos ou networking, você conseguirá divulgar a sua empresa ou até mesmo encontrar possíveis clientes para seus produtos ou serviços. O “boca a boca” ainda é o meio mais eficiente de divulgação e o melhor de tudo é que é grátis. Em sua rede de contatos, busque por pessoas que estejam relacionadas ao setor em que você pretende atuar e peça conselhos e opiniões verdadeiras. Só não o faça com familiares e amigos muito próximos, pois, quase sempre, sua opinião não será real, tentando mantê-lo motivado.

O que achou de nossas dicas? Deixe sua opinião nos comentários!

SageStart_oferta_preco_Financeiro_735_123px

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn