6 dicas para uma boa prospecção de clientes

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

prospecção de clientes

Atualmente, a maior parte das empresas que está no mercado esbarra em um ponto crucial para o desenvolvimento de qualquer empreendimento: a prospecção de clientes. Essa atividade demanda um planejamento sólido e estratégico a fim de poupar tempo, tanto da empresa quanto do cliente.

Pensando nessa dificuldade, listamos aqui algumas dicas importantes que vão auxiliar você a ter mais sucesso na prospecção de clientes. Confira:

Conheça bem o que está oferecendo

Antes mesmo de começar a planejar o início de uma prospecção, é obrigatório que se estude e compreenda a fundo o produto ou serviço que a sua empresa quer oferecer. Passar incerteza ou despreparo durante uma prospecção pode arruinar o que seria uma relação sadia e duradoura.

Esse preparo ajuda também a compreender a capacidade de sua empresa e evitar que seja oferecido ao cliente algo que você não conseguirá cumprir.

Entenda que prospecção é diferente de vendas

Uma reunião de prospecção é diferente de uma reunião de vendas. Evite falar de preços ou contratos nesse primeiro momento. A prospecção tem por objetivo único e principal a apresentação do produto ou serviço da sua empresa e o que ela pode oferecer ao cliente. Provavelmente, ele não está preparado para negociar ou adquirir algo, então não misture as coisas!

Procure por clientes que tenham interesse

Fazer um estudo sobre o cliente que será prospectado é imprescindível, pois por meio dele você compreenderá se aquela pessoa precisa ou não do seu produto ou serviço. Esse estudo vai prepará-lo para lidar com o cliente com mais tranquilidade.

Pesquise a história da empresa em que ele trabalha, seu ramo de atividade e tendências, explicitando que o cliente é importante e que a sua empresa tem conhecimento o suficiente para ampará-lo e orientá-lo.

Prepare um material digital

Nos dias atuais, é obrigatório que sua empresa tenha algum tipo de presença digital, seja com uma página no Facebook, um blog ou mesmo um simples website institucional. Não importa qual o canal que sua empresa escolha, desde que nele estejam disponíveis informações sobre o que ela faz ou vende e uma pequena apresentação.

Essa apresentação digital poderá ser utilizada durante as reuniões de prospecção de clientes, além de estar disponível para outras pessoas que procurem pelos produtos ou serviços da sua empresa.

Frequente feiras de negócios e convenções

Você deve ir aonde seu público está. As feiras de negócios, como a Feira do Empreendedor, organizada pelo SEBRAE, são ótimas oportunidades para sua empresa aparecer para diversas outras, gerando novas oportunidades de negócios. Leve um material impresso que fale sobre a sua marca e distribua de estande em estande.

Utilize depoimentos na prospecção de clientes

Nada melhor do que um cliente satisfeito para atrair outros. Apesar de pouco explorada, a exposição de depoimentos de clientes satisfeitos gera maior credibilidade na apresentação de seus produtos ou serviços. Mas lembre-se: utilize os depoimentos somente com a permissão de seus clientes, ou seja, evite contar um “case” e dizer que o consumidor ficou muito feliz com o serviço sem que ele saiba. Se não for verdade ou ele não estiver de acordo, você poderá perder tanto esse cliente quanto a sua credibilidade e reputação no mercado.

Conhece mais alguma dica para a prospecção de clientes? Compartilhe-a com a gente nos comentários!

BANNERs_blog_GENERICO735x123

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn