6 passos para abrir um escritório contábil

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

abrir um escritório contábil

Profissionais da contabilidade possuem um leque de oportunidades para definir o rumo das suas carreiras no mercado de trabalho. Você pode ser um auditor, perito ou consultor tributário, por exemplo. As possibilidades são inúmeras, mas, certamente, um dos caminhos mais valiosos é empreender e abrir um escritório contábil.

No conteúdo de hoje, saiba quais são os 6 principais passos para garantir o sucesso nesse momento definitivo da sua carreira. Preparado? Vamos lá!

Faça um Plano de Negócios

O Plano de Negócios é um documento fundamental para a estratégia de qualquer empreendimento. É o momento de avaliar o mercado, pensar na clientela disponível e como solucionar suas demandas. Estude a concorrência e verifique um diferencial aplicável ao seu negócio para criar valor para sua empresa contábil. Mensure os investimentos necessários e pense em como captar esses recursos.

Escolha um local estratégico

A localização mais adequada para abrir um escritório contábil não precisa, necessariamente, considerar um grande fluxo de pessoas para garantir visibilidade à sua empresa. O ideal é estar em um centro comercial, ou seja, em um local cercado por outras empresas, já que esses são seus potenciais clientes e você precisa estar próximo deles. Além disso, outra preocupação a ser levada em conta é o deslocamento para órgãos públicos, como Receita Federal e Junta Comercial, por exemplo. Considere a distância desses locais para facilitar a rotina do seu escritório.

Pense na estrutura física

A disposição dos ambientes do seu escritório contábil deve ser pensada com cautela para garantir o conforto dos usuários do local. Escolha uma estrutura física que permita espaços para uma recepção, uma sala para a execução dos serviços, uma sala de reuniões e um espaço para arquivamento de documentos. Se possível, procure um arquiteto ou designer de interiores para planejar os móveis e sua melhor disposição no ambiente. Considere, também, os eletrônicos necessários nesses espaços, como telefones, computadores e impressoras.

Invista em ações de marketing

Ao abrir um escritório contábil, marketing é uma iniciativa essencial para o sucesso. O ideal é que o serviço de uma agência especializada seja contratado, mas, caso não seja possível, existem alternativas para aparecer mais no mercado. Uma delas é o atendimento em entidades como o Sebrae, que disponibiliza um rodízio de profissionais da contabilidade para fornecer informações ao público. Outra ação indispensável é fazer networking em eventos empresariais ou outros locais com potenciais clientes.

Forme uma equipe de colaboradores

Os contadores que abrem seus próprios escritórios, geralmente, começam executando todos os serviços sozinhos. À medida que as ações de marketing vão fazendo efeito, a clientela vai surgindo e a demanda de trabalho aumenta. Planeje o ponto em que você vai começar a contratar uma equipe de colaboradores e forme um time especializado para criar valor para seus clientes. E lembre-se: não seja um chefe, seja um líder.

Contrate um sistema automatizado

Quando você vai abrir um escritório contábil, uma maneira de minimizar a carga de trabalho para ter disponibilidade para captar mais clientes é contar com o serviço de um sistema automatizado. As transações empresariais, atualmente, acontecem de maneira mais rápida e intensa, e a contabilidade possui o dever de acompanhar esse ritmo. Invista em um sistema que potencialize a produtividade no seu escritório, pois, com um trabalho manual, é impossível obter os melhores resultados.

Abrir um escritório contábil é uma das melhores decisões que você pode tomar para sua vida profissional, considerando que o retorno financeiro pode ser bem maior do que uma carreira como empregado em uma empresa. A carga de responsabilidade, com certeza, é muito maior, mas, aplicando os passos que apresentamos aqui, o sucesso fica mais próximo!

Tem outra dica para acrescentar? Deixe seu comentário abaixo!

sage_gestao_contabil_footer_01_2016

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn