Cadeia de suprimentos: o que é e qual o papel do contador?

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

cadeia de suprimentos

A cadeia de suprimentos é um importante fator dentro de uma organização. Conhecendo as rotinas e processos que abrangem tal perspectiva do negócio, o empreendedor se torna capaz de saber, de forma organizada, detalhes importantes sobre o andamento das operações de seus fornecedores de insumos, os traslados de produtos, sua gestão de estoque e outros pormenores.

Devido à relevância da cadeia de suprimentos, é necessário que o gestor fique sempre atento ao seu funcionamento e possa contar com os colaboradores que lhe municiem com as melhores informações para que consiga tomar decisões mais acertadas. E uma ótima maneira de melhorar sua gestão é contratando um contador, visto que esse profissional terá papel fundamental nas finanças do seu empreendimento.

Você tem dúvidas sobre o papel do contador no andamento da cadeia de suprimentos? Neste post você vai perceber por que esse profissional será de grande auxílio nessa parte do seu negócio!

O que envolve a sua cadeia de suprimentos?

A cadeia de suprimentos, enquanto rede de operações interligadas, evidencia a relação de diferentes rotinas e ações, abrangendo uma quantidade importante de organizações: ela começa pelos fabricantes e fornecedores de insumos para sua empresa; passa por transportadoras, varejistas e intermediários; envolve os fatores relacionados à gestão de estoque, análises financeiras diversas, sua logística e as iniciativas de monitoramento de suas rotinas. Tudo isso até chegar aos consumidores finais. Dessa forma, é essencial que a empresa conte com uma boa gestão.

Mas para que a cadeia de suprimentos traga maior eficiência e otimização de seus processos, é preciso que a empresa invista nos parâmetros necessários da gestão, juntamente com seus métodos e elementos, incluindo a supervisão dos materiais e os fluxos financeiros do negócio. O segredo por trás da melhor gestão da cadeia de suprimentos tem como objetivo reduzir estrategicamente os estoques, otimizar processos e evitar retrabalhos, de modo que os clientes sejam bem atendidos e a empresa gaste menos dinheiro. Os produtos ficariam, desse modo, sempre disponíveis na quantidade e qualidade apropriada, atendendo de forma bem organizada às demandas de um respectivo período.

Até que ponto é viável melhorar sua cadeia de suprimentos?

Diante do mercado altamente competitivo da atualidade, as empresas que não criarem estratégias de otimização e aperfeiçoamento de suas cadeias de suprimentos podem ficar ultrapassadas e até perder terreno para os concorrentes. O gestor precisa estar preparado para as mudanças constantes de tecnologia, mas também tem que entender até que ponto sua empresa pode investir — e também em que período é mais conveniente fazer isso, em qual área ou setor, quanto de recursos há disponível para tais melhorias e aplicações. Ou se será preciso fazer empréstimos para dar conta do volume de ações que são pretendidas no período. É aí que entra em cena o profissional de contabilidade!

Qual o papel do contador no controle da cadeia de suprimentos?

O contador serve para administrar as informações financeiras da empresa e oferecer melhores dados sobre a situação da cadeia de suprimentos. Isso vai garantir tomadas de decisões muito mais corretas e sensatas do gestor. Dessa forma, o contador surge como um profissional fundamental nesse processo, visto que vai assegurar a eficiência da análise contábil-financeira da gestão de custos, do controle do estoque e da logística de mercadorias, além de disponibilizar para os gestores e gerentes do setor aquelas informações econômico-financeiras mais importantes.

A partir dos resultados fornecidos pelos contador, quem está no comando da empresa saberá quais setores merecem investimento no período ou os gastos que podem ser cortados. Poderá identificar, inclusive, se vale a pena criar ações de mercado com descontos para os consumidores, reposicionando a empresa diante do público-alvo, o que impacta diretamente no funcionamento da cadeia de suprimentos.

Se a cadeia de suprimentos é algo fundamental para o negócio, o contador é a peça que a faz funcionar a pleno vapor. Como está a cadeia de suprimentos do seu negócio? Compartilhe conosco, dê sua opinião sobre o tema!

sage_gestao_contabil_blog_sn_10_2015

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn