Como abrir um negócio em um final de semana com uma ideia e um smartphone

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Você teve uma ideia para um negócio. Sempre foi o seu sonho. Você até chegou a dizer para si mesmo “2017 é o ano”! Nós já passamos da metade do ano, como estão os seus planos? Se você ainda não começou, o que o está impedindo? Você sabe como abrir um negócio em um final de semana?

Será que existe um jeito de começar nesse próximo final de semana e aumentar as suas chances de sucesso? Existe! E tudo começa com um dispositivo que é 32 mil vezes mais forte do que o computador que a NASA usou para colocar Neil Armstrong na Lua.

Seu smartphone. Tudo o que você precisa é de um smartphone e de uma ideia para começar um negócio de sucesso.

Quando nós começamos a pensar em um negócio nosso pensamento frequentemente fica preso ao passado:

  • Eu preciso de um plano de negócios
  • Eu preciso arranjar dinheiro
  • Eu não tenho tempo

Esse jeito de pensar está ultrapassado e potencialmente estão destruindo os seus sonhos de construir um negócio.

1. Não se prenda a um plano de negócios

Você não tem como prever como o mercado vai reagir ao seu negócio da mesma maneira que não tem como prever quais serão os números da loteria.

2. A demanda pelo seu produto só é provado por consumidores pagantes

Qualquer um pode e vai dizer “sim” se eles não precisarem se comprometer. Falar é fácil.

3. Investimento na hora errada pode ser fatal

Prove que o negócio funciona primeiro gerando receita, depois consiga um investimento para aumentar a escala. Para iniciar um negócio na economia dos dias de hoje, é melhor começar pequeno e usar o poder da tecnologia que você já possui para:

  • Maximizar o seu tempo e minimizar os riscos: use o tempo livre que você tem agora enquanto trabalha em seu atual emprego para pensar no seu negócio.
  • Teste a demanda: entenda o que os consumidores querem enquanto constrói uma base de consumidores reais.
  • Construa baseado em dados: desenvolva o menor negócio possível que gere dinheiro e lucro, sempre melhorando a sua oferta baseado nos dados que você coleta.

Isso pode soar como uma tarefa demasiada para um smartphone, mas há um aplicativo disponível para cada um dos quatro passos para iniciar um negócio.

Como abrir um negócio em um final de semana?

Primeiro passo: defina sucesso

Somente você pode decidir quando o seu negócio será bem-sucedido. O que você espera alcançar? Uma vez que você entenda isso, converta esse ideal em um valor mensal que você precisa para alcançar o sucesso.

Apps recomendados

  • Strides e Numbers são dois grandes apps gratuitos que vão ajudar você a traçar e atingir os seus objetivos. Não tem um smartphone? Não se preocupe, ambos os apps têm versões para desktop.

Segundo passo: crie o negócio de teste

Esse é essencialmente o seu plano de negócios. Pergunte a si mesmo as seguintes questões e documente as respostas antes de lançar o seu negócio:

  1. Quem são os seus consumidores (não é “todo mundo”)? Que tipo de pessoa poderia precisar do seu produto ou serviço?
  2. Como você vai fazer para entrar em contato com elas?
  3. O que você vai vender para elas?
  4. Qual problema o seu produto/serviço resolve?
  5. Quanto de lucro (vendas menos os custos necessários para fazer essas vendas) você gera em cada venda?
  6. Como você vai vender o produto para essas pessoas?
  7. Como essas pessoas vão pagar você?
  8. Com quais custos você vai ter que arcar?
  9. Quais são as atividades-chave que você precisa fazer?
  10. De quais parceiros e recursos você precisa para ser bem-sucedido?

Depois de responder a todas essas questões, foque naquilo que precisa ser feito para que o seu negócio seja bem-sucedido. Dependendo da sua ideia de negócio, você poderá testar o negócio como um todo ou então poderá fragmentá-lo em pequenas partes e fazer testes menores.

Apps recomendados

  • Toketaware e Elevatr são ótimos apps para tomar notas e eles vão ajudar você a juntar os pensamentos que você tem para lançar o seu negócio. Nesse caso, há muitos outros apps gratuitos que você pode utilizar.

Terceiro passo: saia e teste

Não vá e prove a si mesmo que o fracasso é o seu futuro; saia e busque falhas e entenda onde você está errando. Sempre há falhas, e essa é a razão pela qual os planos de negócio falham no primeiro contato com os consumidores. Encontre-as, conserte-as e siga adiante.

Embora a sua primeira venda possa se parecer com uma vitória, o verdadeiro teste é entender por que eles compraram de você. Faça a si mesmo as seguintes cinco perguntas:

  1. Pergunte por que eles compraram de você
  2. Pergunte por que aquilo é importante
  3. Pergunte qual é a razão por trás da resposta da pergunta 2
  4. Você realmente entendeu a razão da resposta?
  5. Se aprofunde no assunto para ter mais argumentos

Pode parecer intimidante, mas clareza no que faz os seus consumidores comprarem de você é o ativo mais valioso que você pode ter nesse momento. Essa pesquisa se torna ainda mais útil quando você consegue as mesmas informações de pessoas que quase compraram de você. Dessa forma, você poderá descobrir se precisa mudar alguma coisa, como preço ou especificações do produto.

Apps recomendados

  • O Facebook é realmente um ótimo lugar para começar, especialmente se você tem uma boa quantidade de seguidores. Comece uma página do seu negócio. Mantenha-a simples e foque em conseguir o máximo de feedback possível. O recurso Analytics do Facebook permite que você veja uma série de relatórios que podem ajudá-lo a entender melhor as atitudes e o comportamento dos seus consumidores.
  • Já o Sage Start é uma maneira supersimples de salvar todas as informações relacionadas a entradas e saídas de dinheiro, controlando todo o financeiro da sua nova empresa. Lembre-se, rendimentos são as vendas que você faz menos aquilo que você gasta. Você pode adicionar mais funcionalidades posteriormente, à medida que você for crescendo.

Quarto passo: escale o negócio

Uma vez que você provou que o negócio funciona, escalá-lo é a melhor maneira de atingir os seus objetivos. Você pode agora obter evidências reais de sua crescente base de consumidores e dos rendimentos que obteve para criar uma proposta para um empréstimo bancário ou mesmo para um investidor em potencial.

Comece agora. O que está impedindo você?

Tudo o que você precisa é de uma ideia e de um smartphone. O poder em seu bolso pode lhe proporcionar tudo o que você precisa para ajeitar o seu negócio – e o seu escritório – agora mesmo. As únicas barreiras são aquelas que você cria para você mesmo. Nós estamos aqui para ajudá-lo a removê-las de cada passo da jornada de um negócio de sucesso.

LEIA MAIS:

Software de gest„o empresarial

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn