Marketing: como divulgar o meu escritório de contabilidade?

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ações de marketing

Com o avançar intenso e cada vez mais veloz da comunicação, o público possui acesso fácil e rápido às informações que precisa, em qualquer momento e lugar. Por causa desta facilidade, também fica aparente a necessidade de tornar o seu negócio mais visível entre a concorrência.

O marketing deve ser uma parte integrante de qualquer empresa que possua como objetivo a expansão de sua influência e seus negócios. No entanto, não se trata apenas de replicar uma campanha por diversos canais de mídia e esperar um resultado instantâneo e positivo. No caso de um negócio de contabilidade, por exemplo, o marketing deve ser desenvolvido especialmente para atingir o público certo da empresa. Somente assim o retorno do investimento será alto e a base de clientes será aumentada de forma eficiente.

Acompanhe a seguir as principais maneiras de divulgar o seu negócio de contabilidade, seja na internet ou fora dela, para obter mais clientes.

Importância do marketing

O coração do sucesso do seu negócio está no marketing que você faz dele. Aquele que não investe nesse setor trabalha contra os esforços produtivos da empresa, enquanto aquele que valoriza esse aspecto será responsável por alavancar o número de negócios e gerar crescimento. Isso ocorre porque, tanto no ramo de produtos como no de serviços, existe uma saturação de informação: cabe aos negócios com pensamento mais estratégico saber atingir o seu público da forma mais eficiente para o seu modelo de business. No caso de um negócio de contabilidade, a importância do marketing fica ainda maior: é importante dialogar diretamente com o público-alvo.

O objetivo é qualificar leads e gerar negócio especializado para a empresa. Não existe uma forma específica de fazer isso: a cada ano, profissionais de marketing desenvolvem novas técnicas para cativar o público. Isso se faz necessário porque as características e comportamentos desse público também estão em constante mudança.

Ao comunicar os atributos da sua marca com qualidade, o marketing consegue despertar confiança, credibilidade e carisma tanto nos seus clientes quanto nos seus potenciais clientes (leads). Mais seguros sobre como a sua empresa atua, esses leads e clientes procuram pelo seu escritório de contabilidade com mais frequência, o recomendam para outras pessoas e atuam como verdadeiros formadores de opinião sobre os seus serviços.

Atingindo o público-alvo

Esse contato deve ser feito de forma estratégica, tendo em mente os objetivos corporativos. Quando se lida com o ramo de serviços, a produtividade é uma qualidade muito valorizada, assim como a confiabilidade. Um escritório de contabilidade deve procurar transmitir esses valores através de suas campanhas de marketing, em vez de investir nas mesmas estratégias de outros tipos de negócios.

É essencial definir indicadores de performance para todas as campanhas de marketing. Esses números são o que de fato determinará o sucesso da sua iniciativa. Leve em consideração o objetivo primário da empresa, o cenário do mercado e o perfil do público-alvo. Ao término da campanha de marketing, tem início a etapa de mensuração desses resultados, como o número de pessoas impactadas e os leads estratégicos gerados a partir dela.

Conhecer o seu público é fundamental para que você crie estratégias assertivas de marketing, otimizando seus recursos e esforços. Enquanto alguns profissionais atendem a outros profissionais autônomos e liberais, outros atendem empresas ou, ainda, determinados segmentos de empresa, por isso você deve traçar um perfil do seu cliente ideal, ou sua buyer persona.

A buyer persona é como um personagem de quadrinhos que concentra todas as características do seu cliente ideal, como idade, profissão, comportamentos, hábitos, interesses, necessidades e dificuldades. Ela ajuda a entender melhor como chegar até o seu cliente com mais facilidade e a desenvolver estratégias de marketing mais eficazes, que aumentem as chances de fechar um negócio.

Para exemplificar, imagine que a maioria dos seus clientes é composta por homens, entre 30 e 45 anos, gerentes de empresas e que buscam serviços de contabilidade para os seus negócios, mas você também atende alguns deles como pessoas físicas. Nesse caso, você tem duas buyers persona, um gerente de empresa e um profissional qualquer que precisa de auxílio contábil. Para cada perfil de cliente você desenvolve uma buyer persona, que o ajudará a entender como se aproximar e estabelecer um relacionamento de longo prazo, que gere mais negócios para você.

No marketing offline, a melhor maneira de fazer isso é através de pesquisas de mercado que revelem os traços comuns da sua clientela. Já no marketing digital você pode criar diversos mecanismos para descobrir cada vez mais a respeito dos seus clientes, como monitorar as redes sociais, criar landing pages, acompanhar os visitantes do seu site ou ainda analisar as interações dos e-mails marketing que você envia para o seu público.

Mídias offline

Cada empreendedor sabe onde seus clientes costumam estar, principalmente quando falamos em mídias offline. Revistas especializadas, eventos, jornais, outdoors e outros formatos de anúncios que podem dar maior visibilidade para o seu escritório de contabilidade devem ser considerados na sua estratégia de marketing. Mas não esqueça que isso depende do perfil do seu cliente, portanto, conheça-o bem antes de definir em quais mídias investir.

A participação em eventos do setor também é uma forma de dar visibilidade ao seu escritório de contabilidade e entrar em contato com dezenas, ou até centenas, de pessoas que podem se tornar clientes. Nesse momento, o ideal é ter um material impresso bastante atrativo, como folders, flyers e cartões de visita para distribuir para as pessoas.

Não esqueça de mencionar seus canais de comunicação online nos materiais impressos, já que atualmente as pessoas buscam informações primeiro na internet para depois entrarem em contato pessoalmente e negociar um novo contrato ou solicitar uma consultoria.

Mundo social

Antes do surgimento das redes sociais, cabia apenas aos profissionais de marketing desenvolver toda a identidade de um serviço ou produto. Com a mudança de paradigmas proporcionada pela web social, também mudaram os hábitos de quem procura por serviços e produtos na internet. De repente, tornam-se mais importantes as opiniões de outros clientes a respeito de um produto e a sua relevância no ambiente digital.

Estar presente nas redes sociais é estar presente na vida dos seus clientes todos os dias, lembrando a eles que você pode ajudá-los a qualquer momento. Como você estabelece um contato mais próximo com a sua audiência, é possível descobrir muitas coisas sobre o seu público e, assim, gerar conteúdo de qualidade, que atraia o interesse, estimule o compartilhamento e gere maior engajamento para o seu escritório.

Existem três benefícios principais em se utilizar as redes sociais:

  1. Conquistar novos clientes por meio da divulgação de seu escritório contábil;
  2. Relacionar-se melhor com seus atuais clientes, mantendo a atenção deles em seu escritório e dando a percepção de que eles não precisam de outros serviços contábeis, pois estão nas mãos de uma equipe especialista no assunto;
  3. Diversificar os canais de contatos entre seus potenciais e atuais clientes e seu escritório.

A internet também oferece oportunidades únicas de captar leads através de dados qualificados sobre o público. Por meio de ferramentas especiais como o Google Analytics, é possível estudar o comportamento específico dos usuários de seu site e, com essas informações, tomar decisões com um embasamento estratégico superior. Todo tipo de empresa pode se beneficiar desses dados, inclusive um negócio de contabilidade, que depende da captação de clientes.

Aprenda como utilizar 3 redes sociais

Definir a estratégia que será utilizada e quais serão as redes sociais em que seu escritório estará presente é um dos passos fundamentais para o sucesso dessa prática. Vamos apresentar algumas funcionalidades das 3 principais redes que seu escritório contábil pode usar:

Facebook

Com 1.4 bilhão de usuários, o Facebook é a rede social mais popular entre as mulheres e pessoas entre 18 e 29 anos. Sua principal vantagem está relacionada ao tom despojado que ela permite que sua empresa adote. Imagens com frases, vídeos engraçados e frases motivacionais costumam fazer mais sucesso do que textos densos e bem elaborados. O cuidado que sua empresa deve ter é de acertar o tom (a característica principal da marca que quer transmitir: serenidade, confiança ou bom-humor, por exemplo) com a voz usada em cada mensagem (alegre, triste, motivante, amargurada, engraçada).

No Facebook, ganham relevância as empresas com uma estratégia bem definida e otimizada pelos Facebook Insights, uma aba que reúne dados sobre suas postagens, seguidores, curtidas, melhores horários para postar, entre tantas outras métricas. Além disso, por reunir muitas pessoas, sua empresa deverá definir quais perfis quer atingir para gerar maior relevância em suas postagens.

Uma dica básica, mas muito importante: seu escritório não deve utilizar um perfil pessoal, mas uma Fanpage para suas divulgações, pois somente elas permitem essas análises e a compra de espaço publicitário.

Twitter

A principal característica dessa rede social é a limitação de 140 caracteres para qualquer postagem (tweets). Isso significa que você precisará ser bem conciso!

O Twitter tem 300 milhões de usuários espalhados pelo mundo e 41 milhões no Brasil, que consomem 500 milhões de tweets diariamente. Ele é mais popular entre as pessoas de alta renda e jovens entre 18 e 19 anos.

Sua principal vantagem é o potencial de propagação de uma informação, bem como a interação dos seus seguidores com a marca — mas cuidado com isso, pois uma opinião ruim viaja muito mais rápido!

Para entrar e ter sucesso no Twitter, você deve considerar duas coisas:

  1. É uma rede social baseada no diálogo, mais que em curtidas e compartilhamentos. Ou seja: não ignore o que dizem e esteja sempre pronto para responder dúvidas, sugestões e reclamações;
  2. Não abuse de nenhuma de suas funcionalidades como #hashtags, menções ou compartilhamento de conteúdos, pois ninguém gosta de ficar vendo as mesmas coisas ou ser chamado sem algum propósito.

Importante: a estratégia no Twitter está baseada principalmente em conteúdo de qualidade, diálogo e relacionamento com seus seguidores.

LinkedIn

O Brasil já é o terceiro país com mais usuários do LinkedIn, que conta com mais de 380 milhões de usuários ativos no mundo. Os principais interesses dos profissionais que acessam essa rede são: criar relacionamento com outros por meio das conexões; conhecer mais e melhor o mercado em que atuam e como eles se ligam aos mercados; e encontrar novas oportunidades de trabalho.

Seu escritório pode usar a rede para se conectar diretamente com donos, diretores ou gerentes de empresas de todos os portes, além disso, pode divulgar vagas de emprego (de forma gratuita ou usando uma ferramenta própria para recrutadores).

Por fim, é possível criar Showcases para tornar sua comunicação ainda mais segmentada. Nesse caso, seu escritório poderia ter uma voltada a pessoas jurídicas e outra a pessoas físicas, caso atenda esses dois públicos.

Independente da rede escolhida para trabalhar, tenha um responsável claro. Definir quem atualiza e executa a estratégia definida pela sua empresa evita que seu perfil perca relevância e caia no esquecimento. Além disso, tenha uma estratégia. Estabelecer um cronograma de postagem que contemple diferentes formatos e mensagens baseadas no perfil de seu público-alvo é a melhor maneira de ter sucesso.

Seja no online ou no offline, existe campo para o desenvolvimento de uma campanha de marketing que traga benefícios para um negócio de contabilidade. O ponto mais importante é contar com profissionais de pensamento estratégico e oferecer liberdade para o desenvolvimento de campanhas competentes.

Como você divulga o seu escritório de contabilidade? Comente e conte para nós a sua experiência!

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