Como elaborar uma proposta de serviços contábeis?

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

proposta de serviços contábeis

Ao fechar um negócio, é essencial deixar bem claro ao novo cliente a eficiência do escritório contábil. Para isso, a proposta de serviços contábeis é o principal passo, pois, além de deixar claro o custo pelos serviços, é uma ferramenta importante para diferenciar o seu escritório. Mas como usar a proposta de serviços contábeis como arma para conquistar o cliente? Veja algumas dicas:

Apresente o escritório

Deixe o cliente confiante com a escolha que fez e descreva os pontos fortes e os valores do seu escritório contábil.

Analise o cliente antes de impor valores

Muitos escritórios contábeis fazem cobranças tabeladas para todo e qualquer tipo de cliente, e isso é um erro. Por mais que alguns clientes pareçam idênticos, nenhuma empresa é igual à outra, sempre haverá detalhes marcantes para cada uma e isso deve ser analisado antes do início dos serviços do contador.

Ao determinar a demanda do cliente em detalhe, pode-se, de antemão, demonstrar e cobrar um valor justo pelos serviços contábeis.

Deixe claro o que é serviço do cliente e o que é do escritório

É importante demonstrar ao cliente qual a responsabilidade dele nas tarefas da empresa. Deixar isso vago acarretará problemas no futuro, visto que ele pode acabar atrelando algumas tarefas ao escritório que não cabem a ele. Para isso também é importante ter um documento que descreva todas as tarefas que o escritório exerce e qual sua importância para a empresa.

Descreva os serviços que o escritório não fará

Assim como é importante o cliente saber tudo que o escritório faz, é importante também estar descrito o que ele não fará para a empresa, seja por decisão do cliente ou porque não cabe ao perfil do seu escritório.

Mantenha o que foi proposto

Caso o cliente queira que você faça outro serviço, faça uma nova proposta e demonstre o novo valor pelo que está sendo pedido. Não comece a fazer um serviço sem a aprovação prévia do cliente ou, pior, sem cobrar o que é devido. Lembre-se que o escritório também não viverá sem rentabilidade.

Ajustes de valor e validade da proposta

Sempre deixe muito claro ao cliente ajustes anuais de valores para evitar dores de cabeça no futuro. Também mantenha um prazo de validade na proposta — normalmente, os escritórios mantêm 30 dias de validade, depois disso os valores podem mudar.

O essencial para uma proposta de serviços contáveis é sempre manter a clareza e a transparência, demonstrando o profissionalismo do escritório. Os serviços contábeis são o pilar para o crescimento de uma empresa e devem ser valorizados, por isso, não tenha receio de demonstrar às empresas que atende sua importância, afinal de contas, haverá um crescimento mútuo nessa troca.

Uma última dica é ter um parceiro tecnológico que possa oferecer a você e ao seu cliente ferramentas de gestão de seus negócios, assim, as informações do seu cliente ficarão muito mais organizadas e você terá um controle bem melhor do seu escritório.

Ainda tem dúvidas sobre como elaborar uma proposta de serviços contábeis? Deixe um comentário e conte para nós!

blog_600x50_sage impact_11_2015

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn