Como identificar e desenvolver estagiários talentosos?

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

desenvolver estagiários talentosos

Saber identificar e desenvolver estagiários talentosos pode ser um desafio para o gestor. Afinal, não basta que o estudante venha de uma boa faculdade: para ser considerado um verdadeiro talento é preciso que ele também tenha as habilidades necessárias para se desenvolver no escritório de contabilidade — e, ainda, esteja alinhado com a missão, visão e valores do seu futuro local de trabalho.

Neste post, você verá como selecionar estagiários talentosos e ajudar no desenvolvimento deles dentro do escritório. Confira:

Comece pela análise de currículo

O primeiro passo para identificar e desenvolver estagiários talentosos é fazer uma seleção criteriosa dos currículos recebidos. Diferentemente do documento de um profissional formado, em que a experiência é um dos pontos mais importantes, o currículo apresentado por um estagiário tem como focos de atenção a formação acadêmica e os trabalhos desenvolvidos dentro da faculdade.

Caso procure um estagiário que tenha entre as suas características a capacidade de liderança, por exemplo, preste atenção especial em estudantes que assumiram posições gerenciais em empresas juniores na faculdade e/ou lideraram seu grupo em algum trabalho importante.

Analise as competências e habilidades em encontros presenciais

A triagem dos currículos é importante, mas apenas o contato cara a cara com o candidato possibilita identificar se ele é o estagiário certo para seu escritório de contabilidade. Seja por meio de entrevista ou até mesmo usando o recurso de dinâmica de grupo, busque identificar se as competências e habilidades apresentadas pelos estudantes estão alinhadas com o perfil que a empresa procura.

Não adianta nada ter um estudante brilhante academicamente se, pela sua personalidade e principais caraterísticas, ele não vai se enquadrar na equipe ou no perfil do seu escritório de contabilidade. É importante buscar jovens que realmente demonstrem que têm a capacidade de se desenvolver dentro da empresa.

Fique atento às habilidades indispensáveis

Independentemente do perfil do seu escritório de contabilidade, algumas características e habilidades são indispensáveis para um estudante se tornar um estagiário com potencial. Proatividade e disposição para aprender, capacidade de assumir responsabilidades, raciocínio crítico, bom relacionamento pessoal e facilidade para se concentrar nas tarefas que tem que executar são competências essenciais. Na hora de selecionar seus estagiários, observe se eles apresentam essas características por meio de perguntas e/ou provas escritas.

Invista no desenvolvimento dos seus estagiários

Estudantes contratados, é hora de investir no desenvolvimento dos jovens profissionais. Encare os estagiários como uma folha em branco, com um potencial imenso para fazer a diferença no seu escritório de contabilidade. Entre as vantagens de treinar uma pessoa do zero está a oportunidade de passar para ela os processos e comportamentos desejáveis no seu escritório, sem correr o risco de ter que eliminar vícios e práticas de um emprego anterior.

Certifique-se de que o estudante terá o apoio que necessita no dia a dia, além de um profissional (seja você ou alguém da sua equipe) responsável por orientar e supervisionar todo o trabalho realizado. Dar um feedback assertivo sobre o desempenho do estudante e escutar seus questionamentos também são posturas que ajudam a estabelecer um relacionamento duradouro entre empresa e estagiário.

Estagiários talentosos são aqueles que, além de bons tecnicamente, têm as características que seu escritório procura em seus futuros profissionais. Faça sua parte na contratação e seleção desses jovens.

E você, ainda tem alguma dúvida sobre como selecionar e desenvolver estagiários talentosos? Deixe nos comentários!

Banca_sage_contadores_footer_01_2016

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn