Como montar um plano de vendas vencedor?

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plano de vendas vencedor

Impulsionar as vendas e aumentar as chances de lucro sempre esteve entre os objetivos da maioria das empresas. Contudo, em épocas de crise pode parecer que este propósito se torna mais árduo e – ao mesmo tempo – ainda mais essencial para que a companhia tenha fôlego para enfrentar o período de recessão e continue tendo resultados que lhe permitam perpetuar os negócios e se manter competitiva.

Para isto tudo, no entanto, é necessário ter o apoio de um bom plano de vendas, estruturado de acordo com as especificidades da empresa e de seu público, de modo que possa impactar os clientes de forma mais adequada e gerar maiores oportunidades de negócio.

Assim, neste artigo mostraremos como um plano de vendas pode ajudar a impulsionar o crescimento da sua empresa em época de crise e o que ele precisa conter para ser uma estratégia de sucesso. Veja na lista abaixo os passos que você deve seguir para montar o seu:

1 – Antes de tudo, procure conhecer seus clientes e estudar seu produto

Para começar um bom plano de vendas, é preciso conhecer seu cliente, entender suas necessidades, o que ele espera, o que precisa, que tipo de linguagem entende e quais os conteúdos que costuma absorver para adequar o discurso e saber em quais meios e de que forma abordá-lo.

Além disto, estudar seus produtos e verificar se estão de acordo com as necessidades dos clientes e em que pontos podem oferecer diferenciais para superar as expectativas e conseguir destaque em meio à concorrência também são medidas importantes a considerar no momento de planejar suas vendas.

2 – Defina suas metas e estratégias para atingi-las

Todo plano de vendas precisa conter metas que, na verdade, são como subdivisões de um objetivo maior: no caso aumentar as vendas em x%, de acordo com a definição da empresa.

Então, estes resultados a serem atingidos podem ser divididos em metas mensais (exemplo: vender uma cota y no mês de março, uma cota z no mês de abril, e assim por diante até atingir o faturamento anual planejado).

Juntamente com as metas, é preciso definir quais serão as estratégias para atingi-las (exemplo: no mês de março, lançar uma campanha para promover um número aproximado de vendas, trabalhar com descontos, promoções, utilizar e-mails marketing sazonais para atrair clientes, entre outras hipóteses).

Tudo isto pode estar organizado em um cronograma, ser compartilhado com a equipe e passar por monitoramento constante para adequar as técnicas e buscar gerar resultados efetivamente.

3 – Preocupe-se em mensurar resultados para saber se está dando certo

Além de montar um bom plano de vendas, separado por metas e com a definição de cada ação que será tomada para atingir o objetivo final, é preciso acompanhar estes processos para verificar se os caminhos escolhidos estão dando certo e, se for o caso, adaptar as estratégias para alcançar os resultados esperados.

O planejamento estratégico serve de guia para as ações, porém não significa que deve ser estático, podendo se moldar à situação de cada empresa. Se, por exemplo, a empresa teve bons resultados no mês de março com determinada campanha, mas no mês de abril a estratégia que bolou já não deu o mesmo retorno, talvez é hora de rever para que no próximo mês não se cometa os mesmos erros e se aproveite os pontos fortes das campanhas que deram certo para continuar gerando bons resultados junto aos clientes.

4 – Conte com o apoio de um bom software de gestão financeira

Por fim, é importante reforçar a importância de um software de apoio à gestão para otimizar os processos financeiros dentro da empresa, facilitar a rotina e, principalmente, permitir que o gestor tenha maior controle sobre as informações e procedimentos que podem ajudá-lo na tomada de decisões, além de possibilitar que ele tenha mais tempo para focar nas questões estratégicas do negócio e em como investir para alavancar as vendas.

E você, já tem um bom plano de vendas para a sua empresa? Ficou com alguma dúvida? Compartilhe conosco pelos comentários!

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