Como motivar funcionários? Confira 7 dicas incríveis

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

como motivar funcionários

Manter uma equipe de colaboradores motivada e envolvida com o trabalho é um dos maiores desafios de qualquer gestor. Pequenas mudanças podem fazer toda a diferença na rotina e nos resultados da sua empresa e é importante estar atento a elas. Por isso, preparamos um material completo com dicas preciosas de como motivar funcionários.

Acompanhe as dicas e se prepare para colher ótimos resultados na sua empresa!

Forneça feedbacks

Um dos pontos mais importantes para a motivação dos colaboradores é uma política bem desenvolvida e implementada de feedbacks. Cabe ao gestor estruturar a rotina da organização de forma a sempre ser possível apresentar os pontos altos e os pontos críticos da atuação de cada um.

Com elegância e profissionalismo, converse com o colaborador, mostrando como você espera que cada tarefa seja executada, o que tem sido conquistado com a ajuda do trabalho dele e o que precisa melhorar. É muito mais fácil estar engajado com uma empresa quando é possível perceber a sua importância e o seu papel lá dentro.

Mostre que sua empresa reconhece o trabalho do colaborador

Lembre-se sempre de dar aos colaboradores envolvidos os méritos das conquistas, por menores que elas sejam. Perceber a importância do seu trabalho e o reconhecimento por parte dos superiores tem um impacto enorme na motivação e no envolvimento de um time. Portanto, elogie e premie quando merecido.

Dê autonomia à equipe

Um ponto muito importante para os colaboradores de qualquer instituição é a conquista de relativa autonomia. É muito frustrante trabalhar no automático, apenas executando tarefas que foram repassadas, sem a oportunidade de pensar sobre o trabalho e tomar decisões relevantes para os resultados.

Por isso, quando possível, dê liberdade ao seu time, construindo oportunidades para que eles se destaquem e se diferenciem.

Tenha confiança

Confie no seu time e deixe que os funcionários saibam disso. Mostre que cada colaborador faz parte da sua equipe por uma razão e ofereça oportunidades sólidas e consistentes para que eles possam te surpreender, solucionando desafios e questões importantes da rotina da empresa.

No sentido contrário, permita que confiem em você: seja franco, leal e transparente, construindo uma relação fundamentada na confiança e na força do time.

Dialogue sempre

Escute o seu time, esteja aberto a ouvir suas demandas, críticas e sugestões. Essa atitude está amplamente relacionada à construção de confiança mencionada no tópico anterior. Um time motivado é aquele que sabe que pode contar com o seu líder nas mais diversas situações e que se utiliza do bom relacionamento em prol da empresa.

Ofereça treinamento

Não tem como esperar determinada postura do seu time se os colaboradores não forem preparados para executar aquelas tarefas. Portanto, organize uma cultura de treinamento e aperfeiçoamento constante. Esse investimento na sua equipe vai se transformar em motivação e melhores resultados para a sua empresa.

Fique atento ao ambiente e à qualidade de vida

Um bom salário deixou de ser suficiente para atrair e reter talentos dentro de uma organização. Hoje em dia, os colaboradores estão em busca de mais qualidade de vida e de um ambiente de trabalho agradável e desafiador.

Ofereça programas que se configurem como um diferencial da organização, como horário flexível, incentivo a cursos e esportes em grupo, suporte aos colaboradores, home office. Uma série de pequenas mudanças que pode ter um impacto enorme na forma como cada colaborador se relaciona com a empresa.

Agora que você já sabe como motivar funcionários, hora de colocar em prática! Adote uma nova postura na sua organização e perceba como isso fará toda a diferença no dia a dia. E para saber mais a respeito do assunto, leia também sobre como melhorar o desempenho da sua equipe.

Bom trabalho!

BANNERs_blog_GENERICO735x123

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn