Como ser um bom líder e conquistar sua equipe?

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como ser um bom líder

Como ser um bom líder é uma dúvida frequente para empresários. Muitos profissionais montam o próprio negócio, têm conhecimento técnico sobre o ramo de atuação, mas sentem que deixam a desejar quando o assunto é gestão de pessoas.

Como o trabalho da equipe está diretamente ligado à produtividade e à qualidade da empresa, o empreendedor precisa aprender a liderar os próprios colaboradores. Por isso, veja neste post algumas dicas para se tornar um bom líder no seu negócio.

Desenvolver a proatividade

O líder deve ser uma figura sempre presente na empresa. Ele deve conhecer os problemas do estabelecimento e, junto com os liderados, buscar soluções para o negócio. O profissional que exerce a liderança deve ainda ser proativo diante dos desafios do cotidiano.

O bom líder precisa transmitir confiança para os subordinados mostrando que é capaz de conduzir a empresa para um caminho de sucesso. Ao estar atento ao que ocorre ao seu redor, o líder proativo faz intervenções positivas no ambiente de trabalho, como ensinar para um funcionário a maneira correta de se fazer certa tarefa.

Ser exemplo de responsabilidade

O exercício da liderança, mais do que ser algo imposto, é uma capacidade que se adquire por meio do respeito e da admiração dos liderados. Como cobrar uma meta de um funcionário se o próprio proprietário da empresa não cumpre os compromissos feitos?

Por isso, é tão importante que o bom líder seja um exemplo a ser seguido pelos colaboradores. Quando o dono do negócio é responsável, ético e cumpridor das normas, ele transmite uma imagem positiva para os membros da equipe. Dessa forma, o líder propaga uma cultura de respeito dentro da empresa.

Agir com transparência

Muitos gestores pensam que esconder os fatos do estabelecimento é melhor do que promover a transparência no ambiente de negócio. Porém, líderes que estão abertos ao diálogo criam melhores condições de trabalho dentro da empresa.

Nesse contexto, a transparência se torna o alicerce para um relacionamento de confiança mútua, que tende a se manter a longo prazo. Com isso, os colaboradores se sentem participantes dos rumos do negócio e buscam contribuir para a melhoria da empresa.

Motivar para engajar

Uma equipe desmotivada trabalha com baixa produtividade e com qualidade insuficiente. O bom líder deve ser sensível para identificar o que motiva seus colaboradores para poder impulsionar seu desempenho.

Nesse sentido, donos de pequenos negócios têm mais condições de saber o que motiva a equipe, já que têm um relacionamento mais próximo com os subordinados. Ainda assim, para aprender como ser um bom líder, você deve encontrar meios adequados para promover o engajamento dos funcionários na conquista das metas da empresa.

Como esses meios variam conforme o ramo de atuação e a composição da equipe, o líder deve estar atento aos anseios e comportamentos dos colaboradores. Isso porque a motivação de um jovem solteiro, em início de carreira, pode ser bem diferente da motivação de um profissional casado, em torno dos 50 anos de idade.

Depois de conhecer algumas dicas sobre como ser um bom líder, você quer aperfeiçoar a produtividade dos seus funcionários? Então leia também nossas dicas para melhorar o desempenho da equipe de trabalho!

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