Controle de estoque: como lidar com o excesso de produtos?

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Controle de estoque

Quando o assunto é o controle de estoque, a maneira mais eficiente de agir é tendo o máximo de planejamento possível. No entanto, com medo de enfrentar a escassez dos produtos, alguns gestores ainda têm o hábito de comprar mercadorias em excesso, o que pode gerar uma série de problemas, como prejuízos no capital de giro, desperdícios, danificação dos itens armazenados, obsolescência, entre muitos outros.

É fundamental que o gestor saiba que o controle de estoque é tão importante quanto o monitoramento das finanças. Afinal, são itens que estão contabilizados no caixa da empresa, com expectativa de retorno para fazer o capital girar.

Para te ajudar a administrar o estoque da melhor forma possível, elaboramos algumas dicas. Confira:

Faça um bom planejamento

O primeiro passo está no planejamento das compras. Como fazer isso? Bem, você precisa estabelecer bons mecanismos de controle para descobrir exatamente qual é a sua demanda semanal ou mensal de acordo com os eventos passados. Para começar, é importante sempre fazer o inventário periódico e permanente dos itens estocados, além de contar com o apoio da tecnologia para o monitoramento.

Outro ponto essencial está nos estoques sazonais, isto é, muitas empresas acabam comprando itens em excesso por causa de alguma data comemorativa e, em alguns casos, apesar de avaliarem as demandas de anos anteriores, acabam cometendo o erro de não acompanhar o ritmo do mercado, podendo resultar em exageros — e um estoque parado é prejuízo na certa.

É muito importante que você acompanhe os índices e previsões de algumas entidades para ter um termômetro do mercado e fazer os reajustes necessários nas suas próprias previsões.

Tenha o verdadeiro controle do seu negócio

Como evitar os excessos? Que tal começar com um controle automatizado de todas as suas compras, vendas e itens ainda em estoque? Claro, você pode fazer isso manualmente, na ponta do lápis, mas será que essa é a maneira mais eficaz? Evidente que não. Afinal, os erros são mais frequentes e a informação corre de maneira muito mais lenta para o gestor.

Contar com um bom software de gestão nessa hora é um passo fundamental para evitar os excessos no estoque. Você pode monitorar esse tipo de informação em tempo real, bastando que o funcionário dê baixa no sistema. Assim, é possível planejar suas compras com muito mais rapidez e eficácia, melhorando a gestão financeira do seu negócio.

Promova ajustes e promoções

Se existe sobra, é preciso ajustar a situação rapidamente. E a melhor forma de fazer isso é realizar as famosas promoções. A estratégia é válida tanto para liberar itens que estejam “encalhados”, quanto para corrigir problemas de compras excessivas, que podem comprometer o lucro da sua empresa.

As promoções podem ser variadas, desde a elaboração de kits até a criação de descontos e outras vantagens que atrairão muitos consumidores. Vale lembrar ainda que esse tipo de estratégia também pode trazer outros benefícios, como a própria divulgação da marca e a fidelização de clientes — o que pode aumentar as vendas, melhorando também o fluxo de saída dos produtos.

Gostou das nossas dicas? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários!

bannerSS_Blog_735x123_CE

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn