Finanças e Contabilidade/Marketing/PMEs

Deixe a crise para os outros: é hora de ser diferente

supere a crise e seja diferente

O momento da economia brasileira inspira cuidados, especialmente com a instabilidade dos últimos tempos. Os empresários estão muito mais cuidadosos nos seus investimentos e começam a agir com mais prudência esperando uma resposta mais positiva do mercado.

No entanto, é justamente nesses momentos que surgem boas oportunidades. O empreendedor inteligente não pode deixar o seu negócio estagnado e, por esse motivo, é importante investir e se diferenciar para passar à frente da concorrência. Quer descobrir o que fazer para aumentar seus lucros e ganhar mais vantagem competitiva na sua área? Confira:

Invista em marketing

Em épocas de crise como a que estamos passando, é comum o corte de custos em algumas áreas e uma delas é o setor de marketing. Geralmente, os administradores enxergam as campanhas como um gasto, mas isso é um grande erro! Se seus produtos ou serviços não forem vistos, como você poderá conquistar novos negócios?

Dentro desse contexto, o marketing de conteúdo surge como uma solução perfeita para quem quer aumentar os lucros gastando pouco em marketing. Também chamado de Inbound Marketing, essa é uma estratégia extremamente eficaz e condizente com a realidade das pessoas e do mercado atual.

Em vez de gastar fortunas em campanhas tradicionais, que tal criar conteúdo online através de blogs, e-books, sites e vídeos? Ao contrário do marketing comum, tudo o que é criado no Inbound é disponibilizado na internet por tempo indeterminado e está sempre ao alcance do seu público-alvo, ainda que ele esteja a milhares de quilômetros de distância. Enfim, é uma mudança na forma de pensar o marketing, ganhar novos clientes, economizar dinheiro e estar por dentro das tendências!

Reforce sua gestão financeira

Reforçar a gestão financeira é uma atitude inteligente não só para quem quer passar pela crise, como também para quem quer sair dela ainda mais fortalecido. O primeiro passo é fazer um diagnóstico da atual situação do negócio através de uma análise aprofundada do caixa, pois é essencial começar a ter uma visão de curto, médio e longo prazo. Sabendo ao certo seus ativos e passivos, é hora de reorganizar seu fluxo, vendo onde você pode cortar gastos e até onde deve investir mais recursos. Atrasos em contas e pagamentos de juros extras também são inadmissíveis num momento como esse, por isso, todo cuidado é pouco!

Como a exatidão nesse momento é fundamental, contar com um software de contabilidade pode ser uma atitude extremamente inteligente. Ele auxilia na administração das contas, dos recursos humanos, na folha de pagamento e até no gerenciamento de relacionamento com os clientes e pagamentos. É um investimento que torna o empreendimento muito mais seguro, trazendo a confiança necessária para fugir da conjuntura econômica e buscar novos ares.

Seja criativo

Ser criativo é essencial para quem quer sair da crise, pois ser diferente em momentos de dificuldade é o que fará com que os clientes se lembrem da sua marca na hora de fechar negócios. Manter as mesmas políticas e estratégicas operacionais, logicamente, não vai trazer novos resultados.

É hora de pensar no empreendimento como um todo. Que tal motivar seus funcionários oferecendo bonificações por resultados? E não precisa ser nada dispendioso: muitas vezes, um dia de folga ou pequenos agrados podem fazer toda a diferença.

O momento pede também por mais conhecimento do seu ramo. Criar produtos ou serviços diferentes e se ajustar à realidade vivida hoje pelo mercado nacional são passos fundamentais. Não se acomode: lembre-se de reavaliar contratos, estreitar laços com os seus melhores fornecedores e buscar novas parcerias.

Essas são algumas dicas para sua empresa ser diferente e não agir como a grande maioria dos negócios em tempos de crise. Quem se paralisa pelo medo, definitivamente, estará fadado ao fracasso. Torne-se único e tenha uma certeza: mesmo com o cenário desfavorável, os clientes se lembrarão de você!

Gostou do conteúdo? Tem alguma dica para fugir da crise? Compartilhe conosco nos comentários!

banner - 600x100