Divulgue seu negócio no Instagram: 7 dicas imperdíveis

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

divulgue seu negócio

Em meio à crise política e econômica, as empresas que querem permanecer no mercado precisam se destacar. E uma forma de fazer isso com pouco custo é explorar o marketing digital, especialmente as redes sociais.

Divulgue seu negócio no Instagram e veja do que estamos falando. Não sabe por onde começar? Calma que a gente te ensina agora! Acompanhe as dicas e traga mais clientes para sua empresa hoje mesmo.

1. Conheça seu público

Antes de abrir a conta no Instagram (ou em qualquer outra rede social), é importante que você conheça o público do seu negócio. Qual o perfil de quem consome seu produto ou serviço? Que redes sociais ele mais usa? Por meio de uma simples pesquisa é possível mapear quais são os melhores canais para atingi-lo e, a partir daí, começar a atuar.

2. Saiba do que ele gosta

Uma vez que você definiu que o Instagram é um bom espaço para divulgar seu negócio, é preciso criar um planejamento de conteúdos periódicos para permanecer na timeline de seus clientes. Mas cuidado! Criar posts só por criar não vai te levar a lugar algum. Para conquistar audiência e converter os likes em consumo, é necessário criar um conteúdo autêntico e pensado para o seu público.

Descubra o tipo de conteúdo que seus clientes querem ver e divulgue seu negócio de forma direcionada. Esse é o melhor caminho para fidelizar clientes e conquistar novos consumidores. Para quem está começando, o Instagram também é um bom meio pra conquistar os primeiros clientes, já que é um canal de massa e gratuito.

3. Capriche nas fotos

Independentemente do tipo de conteúdo que atrai seu público-alvo, uma coisa é certa no Instagram: as pessoas querem ver belas fotos. Não adianta publicar imagens cheias de texto ou fotos com má iluminação, sem foco, etc. Veja os perfis mais bem-sucedidos em sua própria rede e perceba que todos têm fotos bem tiradas como um padrão para atrair seguidores e curtidas.

4. Aprenda testando

Se você ainda não sabe do que seu público gosta, faça testes. Crie um conteúdo, coloque-o no ar e acompanhe a repercussão. Se um post tiver retorno positivo, tente analisar o que você fez para que possa repetir a estratégia no futuro.

Os testes servem para que você mapeie o comportamento da sua rede e nada melhor do que fazer relatórios de resultados para traçar esse acompanhamento.

5. Experimente diferentes formatos

Outra possibilidade que o Instagram oferece são os vídeos curtos e os anúncios pagos. Divulgue seu negócio em diferentes formatos e explore os resultados obtidos. Teste também a linguagem utilizada nas legendas, os emoticons e as hashtags. Pesquise sobre a rede e suas funcionalidades e tire o máximo proveito para sua empresa.

6. Construa um relacionamento

Além de criar conteúdo, como o próprio nome já diz, as redes sociais são canais de interação social. Assim, é essencial que você dialogue com seu público no Instagram. Responda aos comentários, siga os usuários, esclareça dúvidas e resolva quaisquer reclamações que surgirem. Um relacionamento bem construído com seu cliente na internet tende a refletir em um bom relacionamento na vida real também.

7. Faça seu público participar

Uma vez que você construiu uma relação com seu público-alvo no Instagram, é hora de incentivar a colaboração. Convide seus seguidores para marcar o perfil da empresa ou usar determinada hashtag e reúna as pessoas em torno de uma causa. Lançar promoções também é válido, desde que tenha as devidas autorizações. Um bom exemplo de quem usa isso é o perfil Instamission, projeto de missões fotográficas que mobiliza milhares de usuários periodicamente.

Se você vai promover sua marca no Instagram por meio de anúncios, promoções ou simplesmente postando conteúdo de qualidade e se relacionando com as pessoas, não importa. O legal é que você divulgue seu negócio de forma eficiente para o seu público específico, convertendo curtidas em consumo real.

Sua empresa já tem perfil no Instagram? Que tipo de conteúdo você posta por lá? Conte para nós nos comentários e vamos trocar ideias!

BANNERs_blog_GENERICO735x123

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn