Engajamento de funcionários: 5 dicas poderosas

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

engajamento de funcionários

Não há dúvidas de que o sonho de todo empresário é ver os negócios prosperarem com uma capacidade de produção sempre crescente e da forma mais eficiente e rentável possível. Para esse sonho se tornar realidade, você precisa seguir o exemplo de organizações que começaram a desenvolver práticas para melhorar o engajamento de funcionários, evoluindo consideravelmente seus resultados organizacionais e financeiros.

Selecionamos algumas dicas poderosas para te ajudar nessa missão e melhorar a performance do seu time e a gestão de pessoas dentro da sua empresa. Confira:

Crie uma política específica para sua empresa

O exemplo de outras empresas que valorizam e reconhecem o engajamento de funcionários deve servir apenas como inspiração — nunca como cópia. Cada organização deve elaborar sua própria política, adequada ao seu perfil e objetivos específicos. Desenvolva um descritivo apontando as funções e responsabilidades de cada funcionário, e não se esqueça de implementar um programa de metas para eles considerando o planejamento estratégico da empresa e as competências pessoais de cada um.

Mostre à equipe a importância do trabalho individual para o grupo e o cumprimento das metas.

Mostre seu envolvimento com a equipe

Também não adianta simplesmente apresentar as metas e delegar as missões de cada colaborador. Fique sempre por perto, demonstre interesse nas atividades desenvolvidas e se coloque à disposição para ajudar quando for necessário.

Quando o gestor deixa de ser um delegador para se tornar um facilitador, o funcionário se sente mais confortável e seguro para tratar os desafios e sugestões para o cumprimento de metas.

Incentive a autonomia dos funcionários

O método de trabalho controlador é um inimigo direto do engajamento, por isso, incentive a autonomia dos funcionários para a entrega de resultados. Quando esse colaborador se sente livre para realizar o trabalho do jeito que melhor lhe convém, ele se mostra mais confortável, confiante e seguro para apresentar os melhores resultados possíveis.

Reconheça o esforço dos funcionários

Faça um levantamento entre os departamentos de gestão de pessoas e certamente a ausência de feedback aparecerá como uma das maiores reclamações entre os funcionários. Quando o colaborador não recebe uma avaliação de desempenho, ele não sabe se o trabalho está de acordo com o esperado pela empresa — sem falar que pode se sentir negligenciado pelo superior.

É importante que você converse com cada membro da sua equipe para fornecer orientações e feedbacks sempre que for preciso. Nada de mandar um e-mail ou mensagem! Essa conversa deve acontecer cara a cara e individualmente para evitar constrangimento e demostrar o seu reconhecimento pelos serviços e compromisso do funcionário.

Não aponte apenas os defeitos ou se concentre somente nos elogios, temendo desestimular o funcionário. O ideal é um meio termo com palavras de apoio e sugestões de melhorias da prática profissional.

Ofereça incentivos e recompensas

Uma estratégia de incentivos e recompensas serve como uma excelente ferramenta para o engajamento de funcionários que têm apresentado bons resultados. Apenas tenha cuidado para manter sua palavra ao oferecer esses incentivos, do contrário, o que serviria para aumentar a motivação pode ter o efeito contrário.

Se não for possível oferecer um aumento ou uma promoção, você pode dar um bônus pela execução bem-sucedida de um projeto, por exemplo.

Já utiliza algumas estratégias na sua empresa para aumentar o engajamento de funcionários? Conte para nós!

BANNERs_blog_GENERICO735x123

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn