3 passos para seu escritório de contabilidade crescer

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

escritório de contabilidade
Não se engane: trabalhar com contabilidade dá muito dinheiro, basta saber onde e como investir. O conselho é válido principalmente para o profissional que acabou de abrir o negócio dos seus sonhos. Depois de alugar uma sala por um preço abaixo do mercado em um edifício comercial em pleno centro da cidade, equipar os cômodos com móveis modernos e personalizar tudo com a logo da sua empresa, você mal pode esperar pelo primeiro cliente do seu escritório de contabilidade.

Mas atrair a clientela não é o suficiente. É preciso oferecer a infraestrutura necessária para ser respeitado no mercado e garantir o espaço do seu empreendimento no setor, pois a concorrência é bastante acirrada. Se com o passar dos meses o seu fluxo de caixa se mantém positivo e você está pensando na possibilidade de ampliar o seu escritório e oferecer serviços cada vez melhores, confira 3 passos que poderão ajudar o seu empreendimento a crescer muito mais rápido:

1) Profissionalize a rotina

Não é porque o escritório é pequeno que você não pode implantar metodologias de trabalho. Embora nessa primeira fase você tenha em seu staff pessoas de sua exclusiva confiança (para não dizer amigos e parentes que podem ter apostado no negócio junto com você), não quer dizer que você deva optar pela informalidade em sua rotina.

Por isso, separe as tarefas com critério. Determine qual dos funcionários se encarregará da folha de pagamentos, qual irá se responsabilizar pelas contratações e demissões, qual controlará o fluxo de caixa, etc. Dessa forma, quando seu escritório se expandir, os funcionários já saberão como gerir as próprias funções, não trabalhando na base do improviso.

2) Otimize os processos

Pilhas de papel sobre as mesas, carimbos jogados, jornais no chão, contas espalhadas… Tente imaginar como pode ser caótico um escritório de contabilidade desorganizado! Por isso, sistematize os documentos em compartimentos específicos, conforme a natureza de cada um deles. Uma organização bem feita, utilizando etiquetas, por exemplo, não só contribui para o bem-estar no ambiente, como também otimiza processos simples como despachar documentos ou arquivar papéis importantes de seus clientes, como recibos de declarações de imposto de renda.

Por fim, invista em tecnologia e transfira o máximo de documentos para o computador (e pare de perder o seu tempo no meio de tanta papelada)!

3) Aprimore a captação de clientes

Clientes são a razão principal do seu escritório, portanto é essencial manter uma política para garantir uma base sólida de nomes. No começo, não será possível direcionar o seu atendimento para nichos determinados, mas, com o tempo, você pode identificar qual perfil de clientes é o mais interessante para a sua empresa em termos de rendimento. Afinal, há os clientes individuais, como os declarantes do Imposto de Renda, como também empresas dos mais diversos segmentos.

Abrir e gerenciar um escritório de contabilidade pode sim ser uma atividade rentável e garantir emprego para o resto da sua vida. Mas um empreendimento desse porte pede um profissional diferenciado, ou seja, focado, responsável e por dentro das constantes mudanças da legislação em sua área e nos avanços da tecnologia que lhe dá suporte. Esforço e dedicação são determinantes para que o seu negócio não tenha limites para crescer. Boa sorte!

E então, também está pensando em expandir seu escritório? Compartilhe com a gente a sua história!

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn