Green Office: melhor para você e para a natureza

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

green office

A sustentabilidade deve estar em todo lugar, inclusive no escritório em que você trabalha. Não dá para ignorar o fato de que o planeta está precisando ser melhor cuidado e os recursos naturais devem ser poupados ao máximo. Foi desse raciocínio que nasceu o Green Office, um conceito que está cada vez mais em alta e envolve o uso de alternativas verdes nas empresas.

Veja a seguir algumas sugestões para deixar o seu escritório contábil mais verde, afinal, você passa várias horas do seu dia nesse espaço e sempre existe algo a ser feito para minimizar os impactos ambientais e melhorar sua qualidade de vida. Acompanhe!

Iluminação

Você sabia que a iluminação é responsável por 40% do consumo energético no mundo? Isso porque grande parte das instalações são ineficientes e obsoletas. Com certeza, mudanças precisam ser feitas.

Para começar, troque toda a iluminação do escritório, dando preferência às lâmpadas de menor consumo. Elas podem até custar um pouco mais, porém representam uma economia não apenas ambiental, como também financeira em médio prazo. Faça as contas e comprove!

Desligar as luzes sempre que possível e abrir janelas para poupar energia são dicas básicas para qualquer cidadão consciente. Mas as mudanças na iluminação de seu escritório podem ir muito além, optando por um projeto arquitetônico que privilegie a iluminação natural e muitas outras soluções energéticas que as consultorias ambientais podem ajudar as empresas a implementarem.

Energia

A economia de energia deve ser uma meta no escritório. Mude hábitos adotando atitudes simples, como desligar o computador e o monitor no final do expediente e colocá-los em modo de hibernação quando for demorar para utilizá-los novamente. Não se esqueça de desligar também as impressoras, copiadoras e demais equipamentos que podem ser desativados, poupando muito durante a noite. Outro vilão do meio ambiente costuma ser a geladeira, por isso dê preferência sempre a refrigeradores certificados, que garantem maior eficiência energética.

Dar o exemplo é um grande começo para uma mudança geral no local de trabalho, mas você pode sensibilizar a equipe de forma mais contundente, promovendo campanhas de conscientização internas.

Redução de materiais

Sim, reciclar é preciso e todo o material deve ser separado e encaminhado. Mas ainda melhor que reciclar é reduzir. Por isso, comece esse movimento dando um fim aos descartáveis. Você já imaginou quantos copos plásticos podem ser poupados se cada um usar uma caneca no escritório? Se a empresa não disponibiliza canecas duráveis, leve a sua de casa! Não custa nada e muitos ao seu redor podem se motivar a fazer o mesmo.

O mesmo raciocínio vale para outros materiais que podem ser poupados. Especialmente em um escritório, o uso de papel é muito grande. Será que todas essas impressões precisam mesmo ser feitas? Não dá para acessar alguns dados digitalmente? Certamente, um sistema de controle e gerenciamento eficiente oferece essa opção de automatização, facilitando seu dia a dia e te ajudando a marcar mais pontos positivos com o meio ambiente.

Viu só como é possível deixar o seu escritório contábil muito mais verde? E você? Tem mais dicas para acrescentar? Fique à vontade para compartilhar com a gente!

sage_gestao_contabil_footer_01_2016

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn