Marketing B2B: entenda a importância para escritórios contábeis

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Marketing B2B

Não existe uma estratégia de marketing eficiente para toda e qualquer empresa. Afinal, cada uma possui um público-alvo específico, com comportamentos, gostos e necessidades distintos. A diferença se torna ainda maior quando comparamos as empresas que vendem produtos ou prestam serviços diretamente ao consumidor final e aquelas que atuam em prol de outras organizações. Essas duas perspectivas, evidentemente, exigem abordagens de marketing específicas.

É a partir daí que surge o conceito de Marketing B2B (Business to Business). Quando nos referimos ao Marketing B2B, estamos falando sobre todas as estratégias adotadas por empresas que prestam um atendimento a outras organizações. Nesse rol de estratégias, é claro, está incluso o marketing, que deve ser arquitetado de uma forma bem diferente se compararmos ao leque de opções para as empresas B2C (Business to Customer).

Nesse post, você vai descobrir por que este tipo de abordagem em marketing é tão importante para os escritórios contábeis. Confira!

Marketing B2B: Um caminho necessário para o sucesso

O marketing é fundamental para qualquer empresa, mas quando nos referimos às organizações B2B, como os escritórios contábeis, se torna algo vital para a sobrevivência no mercado. Afinal, o relacionamento entre um escritório contábil e o seu cliente é muito mais intenso do que entre uma empresa comercial e o cliente final, por exemplo. Normalmente, é preciso se mostrar presente em reuniões, auxiliar no planejamento estratégico e atuar como um verdadeiro parceiro, quase um membro da equipe do cliente.

É claro que esse tipo de relacionamento requer estratégias específicas de marketing, que precisam agregar valor ao serviço prestado e garantir a permanência do cliente a longo prazo. A boa notícia é que, se boas estratégias forem desenvolvidas, os clientes neste mercado costumam ser muito mais fiéis à empresa, pois buscam parcerias frutíferas para que também possam manter a qualidade dos seus serviços ou produtos, além de gerarem um ticket médio muito superior ao ramo B2C, evidentemente.

Afinal, em quais abordagens apostar?

Promoções? Mídias sociais? Busdoors? Enfim, quais estratégias são mais apropriadas para o perfil de empresas B2B? Para começar, devemos entender que o cliente que busca a sua empresa é extremamente qualificado, portanto, estratégias convencionais podem fracassar com muito mais facilidade. Sua empresa precisa mostrar um diferencial, transparecer valores e credibilidade para as outras empresas.

Assim, a maioria das estratégias de marketing recomendadas para o B2B envolve a transmissão de conhecimento, a presença e o posicionamento da sua marca no mercado – no caso, no setor contábil. Dentre as abordagens disponíveis, destacamos:

Marketing de conteúdo

Essa é uma excelente maneira para mostrar o know how da sua empresa. O marketing de conteúdo pode funcionar como um pequeno jornal com novidades do setor, ou simplesmente por meio de colunas, mostrando a visão da sua empresa sobre o mercado. Você pode desenvolver uma newsletter ou criar um blog, portanto. Quando o conteúdo é relevante, sua empresa pode começar a desenvolver os primeiros passos para se tornar uma referência no mercado.

Eventos

Novos desafios são apresentados às empresas todos os dias. Por isso, organizações engajadas costumam se destacar no ramo B2B, afinal, muitas delas são as precursoras de novos serviços ou novas formas de avaliar o mercado. Quando a sua empresa participar de eventos, como feiras, convenções ou congressos, ela tem uma oportunidade de ouro para mostrar o seu diferencial para os clientes e, assim, conquistá-los.

Atendimento

Não é bem uma estratégia de marketing – está mais ligada às vendas –, no entanto, o atendimento é indispensável para fortalecer o laço com o seu cliente. Em primeiro lugar, a abordagem de captação deve ser feita por uma equipe especializada no assunto, que conheça não só os serviços oferecidos, como também as necessidades do cliente. Por fim, o pós-venda deve ser realizado para sondar o cliente e descobrir possíveis deficiências na qualidade do serviço.

Marketing digital

Por fim, podemos citar ainda as estratégias em marketing digital. Uma delas é o SEO (Search Engine Optimization), fundamental para que a sua empresa ganhe destaque nos mecanismos de busca. Além disso, podemos falar nos Adwords, e-mail marketing, entre muitas outras estratégias no meio digital. O melhor deste tipo de marketing é que normalmente é barato, mas com um excelente ROI (Return On Investment).

Alguma sugestão sobre Marketing B2B? Compartilhe a sua opinião nos comentários!

sage_gestao_contabil_footer_01_2016

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn