As melhores práticas para contadores virtuais

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A profissão de contador digital evoluiu de uma maneira incrível nos últimos anos. E essa evolução tem sido motivada pela adoção acelerada da nuvem, que permite aos contadores trabalhar de forma mais flexível, remota e virtualmente. A contabilidade virtual está transformando a maneira como os serviços são oferecidos e criando grandes oportunidades para negócios e empresas de contabilidade.

Paralelamente a esta inovação digital em ritmo acelerado, algumas questões fundamentais precisam ser consideradas no sucesso dos empreendimentos contábeis online, particularmente no que diz respeito às melhores práticas. Quais são as melhores práticas em um serviço de contabilidade virtual e quais são as coisas realmente importantes que devem estar presentes?

Como um serviço de contabilidade virtual deve ser?

Quando os contadores trabalham localmente, eles se tornam parte de uma equipe e a comunicação é bastante direta. Trabalhar virtualmente, como conselheiro virtual ou CFO, requer comunicação constante para ser mais digital e fazer ótimo uso das ferramentas e apps como mensageiros – Facebook Messenger, WhatsApp e similares. Boa comunicação é crucial e ter o software correto, assim como as soluções ideais de contabilidade, permite que os contadores trabalham de forma efetiva remotamente. Tudo isso é o que sustenta o sucesso da contabilidade virtual.

Como a contabilidade virtual adiciona valor?

Quando um contador está fisicamente presente, os clientes podem vê-lo fazendo o seu trabalho, o que cria valor porque o cliente pode entender o que está sendo feito. Em um ambiente virtual, quando o contador não está lá, o valor provido pode parecer menos evidente. Em vez do tempo dispensado, o foco deve ser na entrega do resultado final em menos tempo – especialmente o tempo gasto frente a frente. É dessa maneira que os contadores virtuais se certificam que os seus clientes estão ganhando valor.

Muitas empresas geralmente terão um contador em sua equipe para as tarefas do dia a dia, o fechamento de mês, os preparativos para o fechamento do ano, o pagamento de impostos e coisas do gênero. Ter um contador virtual cria uma oportunidade que não havia antes. O funcionário interno provê um serviço vital para o negócio, mas muitos não veem algo que possa desencadear uma auditoria ou que tenha impacto no fluxo de caixa ao longo do ano, pois eles estão muito perto disso.

Contratando um CFO virtual, o negócio do cliente recebe um serviço de maior valor, podendo ele supervisionar as finanças ou fornecer um elemento de orientação para o contador interno. Essas características podem ajudar o contador interno a ir além dos detalhes do dia a dia e começar a pensar o negócio de forma estratégica e com uma perspectiva de longo prazo – o que resulta em um impacto extremamente positivo para o seu negócio.

Para as empresas, a vantagem é que elas podem ter um contador com grande experiência, morando em uma cidade menor, e que pode atender às suas necessidades pela metade do preço de um CFO típico. Para as companhias, a contabilidade virtual permite que elas expandam seu grupo de talentos ao olhar para uma rede geograficamente muito mais ampla.

A bola da vez é flexibilidade

Você pode ser mais polivalente. Com a proposição da contabilidade virtual, há um escopo mais flexível em termos de preço e serviços agregados. Dada a escolha entre um valor mensal incerto, que varia de acordo com a necessidade de serviços (para o qual não há como se fazer um orçamento) e um preço fixo de um pacote combinado de serviços que a empresa precisa, incluindo um CFO virtual, os proprietários de negócios podem se sentir mais à vontade com a segunda opção.

No entanto, a comunicação do valor adicionado deve ser identificada. Caso contrário, o que impede um cliente de usar qualquer profissional de esquina? Se os clientes não entenderem o que eles estão ganhando pelo que estão pagando, então as empresas virtuais terão um grande problema.

A demanda por serviços de contabilidade virtual está aumentando, guiada por clientes que entendem o papel que um CFO virtual pode ter, sem a necessidade de contratá-los por um salário integral. Entretanto, o velho ditado “quem não é visto não é lembrado” continua sendo verdadeiro. Então, tenha certeza de que a comunicação funciona, que você continuará provendo valor e que os seus clientes podem entender com clareza quais são os benefícios dos serviços virtuais que você está provendo.

Uma excelente aliada é a Plataforma Sage, uma solução que vai colocar o seu escritório online e possibilitar redução de custo operacional e controle de comunicação com todos os clientes do seu escritório exibindo quando eles lerem o controle de pendências e baixarem os arquivos, por exemplo.

LEIA MAIS:

relacionamento-contabil-plataforma-sage

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn