O que é gestão financeira e como otimizá-la na pequena empresa?

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

o que é gestão financeira

Muita gente acredita que sabe o que é gestão financeira. Porém, na hora de administrar uma empresa, acaba cometendo erros básicos que podem resultar em problemas diversos.

São diversas as análises que a empresa precisa fazer e acompanhar para que não se saiba apenas o que é gestão financeira, mas como tirar o melhor proveito dela e evitar alguns erros. Descubra no nosso post como fazer uma boa gestão financeira na sua empresa.

O que é gestão financeira?

As avaliações, análises, decisões e estratégias relacionadas à captação, manutenção e administração de recursos econômicos são o que constituem a gestão financeira. Em outras palavras, gestão financeira é o conjunto de medidas e procedimentos que visam potencializar os ganhos de uma empresa.

Você sabe como andam as finanças de sua empresa? Onde estão concentrados mais investimentos, o que gera mais despesas e o que precisa de mais atenção em seu negócio para tomar decisões certeiras que levem ao sucesso dos negócios? Se você não possui resposta para estas perguntas ou as julgou complexas, cuidado: você pode não ter um controle real da saúde financeira do seu negócio!

O controle de caixa

Existem diversos modelos de gestão financeira e cada um possui uma finalidade, sendo que alguns são mais simples, enquanto outros reúnem muito mais dados e permitem o planejamento estratégico como um todo.

Em todos eles, é fundamental que o gestor tenha o controle do caixa, afinal, sem ele não é possível saber quais são as contas a pagar e receber, se existe atraso de pagamentos e não se pode fazer projeções de resultados a curto e longo prazo. Conhecer as despesas fixas de uma empresa é fundamental, uma vez que contas como água, luz e aluguel devem estar presentes no fluxo de caixa. Elas existirão todos os meses e, portanto, são fundamentais para que o negócio continue.

Como intuito principal, o fluxo de caixa objetiva o controle de todas as movimentações financeiras do negócio, tanto de entrada quanto de saída de capital. A sua gestão é feita periodicamente, seja por dia, semana, quinzena ou mês, indicando aos gestores do negócio o momento apropriado ou necessário para aplicar, captar ou até mesmo identificar períodos futuros em que será necessário mais atenção aos recursos financeiros da empresa.

O giro de estoque

O giro de estoque também é fundamental para uma boa gestão financeira da empresa. Afinal, deixar uma mercadoria parada por muito tempo vai fazer com que o dinheiro também fique parado. Junto a isso, é preciso verificar o índice de liquidez para se certificar de que a empresa terá como honrar com seus compromissos financeiros.

Gestão de clientes

Outro fator que deve ser levado em consideração é a gestão de todos os clientes. Você deve estar se perguntando: o que isso tem a ver com gestão financeira? Os consumidores são a sua fonte de renda, é deles que virá o dinheiro para manter o seu negócio. Portanto, é de suma importância a busca contínua por captação de novos clientes, mas isso deve ser feito sem que haja uma marginalização dos antigos. A manutenção de clientes é tão importante quanto a captação de novos. Mantenha um relacionamento próximo, cordial e atencioso com todos os seus consumidores, indistintamente. Tenha uma variedade de clientes para garantir um fluxo de caixa que não dependa apenas de um deles.

Manter um contato próximo com seu cliente é um primeiro passo que levará a outras ações. Procure entender a expectativa dele em relação à sua empresa e obter informações que o ajudarão a garantir e melhorar a experiência que eles têm com seu produto ou serviço. Para fidelizar os clientes, é imprescindível tanto manter a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, quanto criar ações de relacionamento com os clientes.

Observe os números de retenção e entenda os motivos que geram a fidelidade à sua marca, depois repita com os outros clientes o que está dando certo. Um cliente feliz com sua empresa se tornará um divulgador do seu negócio para todos os seus conhecidos. Ou seja, a experiência que sua equipe proporcionou é tão boa, que ele deseja que outras pessoas próximas tenham a mesma experiência.

Auxílio de sistemas informatizados

É preciso ter o controle de todos os processos e garantir que as informações estejam seguras. A melhor forma de fazer isso é contar com sistemas informatizados, como o Sage Start. Assim, as finanças ficam todas integradas, facilitando o seu controle e gestão, e permitindo a melhor tomada de decisões no negócio.

Os softwares de gestão financeira vêm, então, suprir estas e outras lacunas. Intuitivos, fáceis de usar, seguros e precisos, além de automatizar os cálculos e relatórios para análise e tomada de decisões, já que integram as finanças de toda a empresa, estes sistemas informatizados contribuem também para a redução do tempo de execução das tarefas de rotina e avaliação de resultados.

Lembre-se de que não basta apenas saber o que é gestão financeira, mas também como cuidar dela para que os resultados da empresa sejam os melhores possíveis.

E você, sabe o que é gestão financeira e está cuidando bem da sua? Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário abaixo!

SageStart_oferta_preco_Financeiro_735_123px

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn