O que é merchandising no ponto de venda e como implantá-lo?

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merchandising no ponto de venda

Merchandising nada mais é do que a propaganda não declarada que costuma aparecer em programas de televisão, rádio, filmes, peças teatrais ou pontos de venda. Embora faça parte do marketing, não deve ser confundido com ele, que é um conceito muito mais amplo, sendo o merchandising uma de suas ferramentas mais utilizadas pelas empresas e agências de publicidade.

Mas como é feito o merchandising no ponto de venda? O post de hoje responde a essa pergunta, além de dar dicas sobre como utilizar esse recurso do melhor modo possível no seu negócio. Confira!

Como fazer merchandising no ponto de venda?

Como foi dito na introdução, o merchandising é a exposição do produto e pode ocorrer em diversos canais. Mas como ele é implementado no ponto de venda?

Uma estratégia muito comum é, ao organizar os produtos nas prateleiras, não deixá-los muito arrumados, para que o consumidor se sinta à vontade para pegá-los. Além disso, é preciso ter cuidado ao montar a vitrine, pensando na disposição dos produtos na fachada da loja e na iluminação do ambiente, deixando-o confortável para o consumidor. Tudo isso faz com que ele se sinta bem no ponto de venda, fique mais tempo e, desse modo, também consuma mais.

Existem ainda outras dicas e boas práticas para garantir o sucesso do merchandising no ponto de venda. Confira:

Vá além do visual do produto

Não se prenda tanto ao aspecto visual do produto e explore outros pontos para valorizar o ambiente de compra. Tome cuidado com as cores da loja: cores quentes geralmente são usadas no ambiente externo, para atrair o consumidor, e as cores mais frias são usadas dentro do ponto de venda, para não influenciar na decisão de compra.

Músicas e aromas também interferem no comportamento dos consumidores, por isso vale a pena pesquisar sobre o assunto para saber como usá-los da melhor maneira. Além disso, o atendimento prestado pelos vendedores também faz parte do merchandising, logo, eles devem ser bem treinados.

Fique atento à decoração

A decoração da loja não só deve transmitir bem-estar ao seu cliente, mas também (e principalmente) demonstrar a cultura e os valores da empresa. Por exemplo, se a sua marca vende artigos esportivos, o ambiente deve transmitir algo jovem, aventureiro, que estampe o que o seu público espera encontrar ao entrar no seu ponto de venda.

No ponto de venda, o merchandising é diretamente afetado pelo espaço. Por isso, evite ambientes escuros, confusos, que atrapalhem a circulação das pessoas. Isso não só espantará os clientes, como também os fará ter uma imagem negativa da sua marca.

Otimize o tráfego

Não adianta muito você fornecer um ambiente encantador para o seu cliente se, na hora de pagar, ele se deparar com filas demoradas e poucas opções de pagamento, acabando com a simpatia que ele tinha até então.

A solução para ter uma boa frente de caixa é investir em agilidade e praticidade para o seu cliente. Para isso, existem no mercado variados softwares que facilitam bastante esse processo de pagamento, tornando a experiência mais agradável ao público.

Inovar no merchandising do ponto de venda, levando em consideração principalmente a satisfação e o conforto do cliente, fará a sua marca não só se destacar positivamente no mercado como também encantar o cliente, garantindo que ele retorne mais vezes ao ponto de venda.

Esse é um dos elementos que permitem a fidelização de clientes e a repercussão positiva, que irá atrair mais clientes e promover mais vendas para o seu negócio. Afinal, dessa forma, o público criará uma relação mais afetiva com a sua empresa, passando de um simples consumidor a um fã entusiasmado.

Gostou das nossas dicas? Conhece outras que não estão no texto? Então conte para a gente nos comentários!

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