Processo de recrutamento e seleção: como otimizá-lo?

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

processo de recrutamento e seleção

Escolher o profissional mais adequado para ocupar uma vaga na sua empresa torna o processo de recrutamento e seleção uma etapa crucial para a cultura e o crescimento do negócio. Com cuidado e algumas boas práticas, é possível melhorar a qualidade e agilidade de todo esse processo. Veja como fazer isso.

Prepare-se para anunciar a vaga

Antes de iniciar o processo de recrutamento e seleção na sua empresa, é necessário que o recrutador realize uma preparação intensiva, reunindo todas as informações a respeito do posto a ser preenchido, do descritivo de atividades, passando pelos benefícios, carga horária e o perfil desejado pela empresa para ocupar o cargo — necessidade de uma segunda língua, experiência, etc.

Essas informações ajudam a criar um anúncio mais claro e objetivo, contribuindo para filtrar os candidatos mais aptos para o posto.

Utilize outros tipos de recrutamento

Uma alternativa para otimizar o processo de recrutamento e seleção é inscrever sua empresa em sites que permitem o anúncio de vagas e também dispõem de um banco de currículos, em que os candidatos podem incluir o mais variado número de informações, enriquecendo o conhecimento prévio do recrutador antes do encontro presencial.

Nesse caso, é possível uma postura mais ativa da empresa, que não fica apenas no aguardo dos candidatos, mas pode ir diretamente até os profissionais que se encaixem no perfil desejado.

Incremente a avaliação anterior à entrevista presencial

Antes de receber os candidatos para a entrevista, você pode utilizar estratégias que permitem uma filtragem ainda melhor dos profissionais concorrendo à vaga. Entre as alternativas possíveis temos os testes psicológicos online, que podem ser adaptados ao perfil da vaga em questão, e as entrevistas via telefone ou internet para avaliar a fluência do candidato em uma língua estrangeira, por exemplo.

Conheça o candidato antes da entrevista

Para um processo de recrutamento e seleção otimizado, é preciso que o recrutador faça uma pesquisa prévia sobre o currículo do candidato e possa aproveitar o momento da entrevista para colher informações adicionais e relevantes para a vaga em questão.

Fique atento também à desenvoltura do candidato e ao conhecimento que ele tem da política e dos valores da sua empresa, afinal, não basta que ele apresente o perfil se não demonstra interesse pela organização em que pretende trabalhar.

Inclua outros gestores no processo de recrutamento e seleção

Em muitas empresas, o processo seletivo que define os novos funcionários ocorre sem a participação direta de um gestor ou membro da equipe que está precisando da contratação. A otimização desse processo exige o olhar desses profissionais, afinal, serão eles as pessoas que trabalharão diretamente com aquele candidato. É importante ouvir o que eles têm a dizer, seja na avaliação mais técnica, que verifica as competências práticas desse candidato, ou sobre seu comportamento.

Com essas dicas, o processo de recrutamento e seleção da sua empresa ficará mais ágil, prático e eficiente.

Se você quer ficar por dentro de mais informações sobre gestão, operação e ferramentas para a otimização do seu negócio, assine a nossa newsletter!

sage_gestao_contabil_footer_01_2016

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn