Empreendedorismo/Gestão e Produtividade/PMEs

Qual é o perfil de um empresário campeão?

perfil de um empresário campeão

Empreendedores que chegaram ao topo e alcançaram o sucesso não estão lá por acaso, afinal, tudo foi feito ao custo de muita dedicação ao negócio dos seus sonhos. Não existe uma receita pronta para essa trajetória de glórias no meio empresarial, mas é possível mapear uma série de características comuns a esse grupo. Esses fatores formam o que podemos chamar de perfil de um empresário campeão.

Descubra a seguir os traços mais marcantes dos maiores empresários do momento e se inspire para aplicá-los na sua carreira empreendedora!

Empresário de sucesso não é chefe, é líder

Há um abismo de significado entre essas palavras no meio empresarial. O chefe é aquele modelo de empresário centralizador e autoritário, temido pelos seus empregados e que joga a responsabilidade para os outros em momentos de baixo desempenho. Fuja desse tipo de perfil, procure ser um líder, ou seja, um empresário que inspira as pessoas, que é dinâmico e confia no seu time de colaboradores para dividir as tarefas, assumindo a culpa quando os resultados não são alcançados e conduzindo a equipe a uma reviravolta de sucesso!

Amplo conhecimento do mercado

O empresário campeão sabe que sua empresa não está em uma ilha, mas faz parte de um mercado cheio de conexões. Ele busca informações para explorar as falhas da concorrência e conversa com os fornecedores para descobrir as tendências para o futuro. Essa atitude analítica deve ser base para fomentar todo o processo decisório que envolverá os projetos para o seu negócio.

Metas definidas

No perfil de um empresário de sucesso não cabe esse “deixa a vida me levar”. Os grandes empreendedores conquistaram os melhores resultados porque construíram uma longa escada, em que cada meta estabelecida era um degrau rumo ao topo. Saiba aonde você quer chegar, trabalhe com números estabelecidos e acorde todo dia com a garra necessária para tornar esses objetivos uma realidade dentro do seu negócio.

Coragem para enfrentar riscos

Estabilidade é uma palavra que não está no dicionário do empresário campeão. Eles sabem que empreender é uma atividade cheia de incertezas e estão prontos para enfrentar os riscos envolvidos em suas decisões. Não é que você vai jogar na sorte e esperar o lucro no final do mês, conduzir uma empresa não é uma loteria. Trabalhe para manter o grau de risco sempre no mínimo possível, analisando o mercado, os clientes, os processos internos, os números e a concorrência, para decidir de forma segura.

Qualidade e eficiência superiores

O empresário de sucesso preocupa-se com a qualidade do seu produto e não descansa enquanto não acreditar que ele está perfeito. Na verdade, ele sempre vai buscar uma melhoria para o que está entregando ao seu cliente, seja negociando com fornecedores, firmando parcerias ou buscando formas para aumentar a eficiência na produção. A busca pela perfeição deve ser constante. Agindo assim, as probabilidades de você estar à frente da concorrência aumentarão bastante!

Já entendeu como funciona o mindset dos grandes empreendedores? Então, não perca tempo e seja um empresário campeão! Comece a pensar como os peixes grandes desse oceano e agarre as oportunidades que vão aparecer na sua frente!

Você já pratica essas ideias? Compartilhe suas experiências com os outros leitores aqui nos comentários!

BANNERs_blog_GENERICO735x123