Quero empreender em 2017. Por onde começar?

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

empreender-em-2017-por-onde-comecar

É comum hoje ouvirmos as pessoas falando sobre como o tempo está passando rápido, especialmente nesses últimos três meses do ano. Junto com a sensação de que poderíamos ter feito mais, vem a vontade de planejar o próximo ano e de tirar do papel todos aqueles projetos que estão engavetados há algum tempo. Dentre eles, podemos destacar uma pergunta que muitas pessoas têm feito: “quero empreender, mas por onde começar e como abrir uma empresa?”.

A oportunidade de ser independente e de trabalhar fazendo aquilo que realmente gosta deixa muita gente pensando em como dar os primeiros passos nessa direção. Se você faz parte desse grupo de pessoas e deseja começar uma nova fase da sua vida profissional em 2017, nós separamos 8 dicas fundamentais para iniciar o ano com o pé direito!

Identifique o negócio certo

O primeiro e mais importante passo é identificar o negócio ideal para você. Existem diversas formas de empreender e é preciso saber qual se encaixa melhor no seu perfil.

Você prefere trabalhar sozinho ou com outras pessoas? Gosta de ficar mais dentro do escritório ou na rua conhecendo pessoas? Estas e outras perguntas devem ser respondidas para que você faça a decisão correta. Leve em consideração também o valor que tem disponível para investir no negócio e o tempo que pretende se dedicar a ele.

Estude o mercado

Independentemente do negócio escolhido, você precisará investir em estudo. O que não faltam hoje são recursos para aprendermos mais sobre qualquer assunto, inclusive de forma gratuita. Por essa razão, estude sobre o próprio negócio, o mercado em que está inserido e também sobre gestão.

Dê atenção, principalmente, às áreas que não estão dentro do seu campo de conhecimento. Por exemplo: se o seu forte for finanças, estude sobre a área comercial e gestão de pessoas. O gestor de uma empresa precisa fazer um pouco de cada coisa e é melhor estar preparado para eventuais emergências.

Converse com outros empreendedores

Além de estudar, é muito importante conversar e estar em contato com outros empresários – não só do mesmo ramo em que pretende atuar. Todo profissional poderá passar dicas valiosas sobre como é ter uma empresa e essas informações o deixarão mais forte para enfrentar o dia a dia.

Essas conversas também poderão render boas referências em termos de números como faturamento, custos e quantidade de funcionários, por exemplo. Dessa forma, o seu plano de negócio ficará mais realista e terá mais chances de prosperar.

Comece pequeno

Qual é a menor forma de começar o negócio que você escolheu? Se deseja vender imóveis, por exemplo, não precisa abrir uma imobiliária logo de cara. É possível começar como autônomo e quando já tiver maior conhecimento sobre o mercado, você poderá investir em um ponto comercial e em uma equipe.

O mesmo pensamento serve para a maioria dos negócios. Além de minimizar riscos, começar fazendo o mínimo de investimento é fundamental para que se possa pensar naquilo que realmente importa: conquistar os primeiros clientes.

Consiga rápido os primeiros clientes

Ao decidir abrir a sua primeira empresa, uma das tarefas mais importantes é conseguir os primeiros clientes. Não espere o cartão de visita ficar pronto, a logo estar aprovada e o escritório estar decorado.

Consiga os primeiros clientes o mais rápido possível e use-os para pegar informações importantes sobre os seus interesses e suas necessidades. Entendê-lo bem fará uma enorme diferença lá na frente. Você pode começar pela sua lista de amigos e de familiares. Dessa forma, é possível diminuir a pressão e sentir-se mais à vontade para conversar.

Aprenda com os erros

Uma coisa é certa: por mais que estude e dedique-se ao empreendimento, você vai errar. Nessa hora, será preciso analisar o que aconteceu e aprender com a situação para que ela nunca mais aconteça. Vá até a raiz do problema e faça anotações, converse com funcionários e atualize o manual. Além de aprender com os seus erros, aprenda também com os erros dos outros.

Cuide dos gastos

O começo de uma empresa pode demandar muitos investimentos. Você precisa estar atento a cada gasto realizado e tudo deve estar anotado em uma planilha. Siga à risca o que foi planejado e não se deixe levar pela opinião alheia, que pode influenciá-lo a gastar mais dinheiro do que é realmente necessário.

No começo, opte por investir em ações e projetos que realmente trarão mais clientes e mais retorno em curto prazo e corte luxos desnecessários. Compre somente o que for estritamente necessário e orce tudo em, pelo menos, três fornecedores. São detalhes simples, mas que no final fazem uma grande diferença.

Forme uma equipe forte

Nenhuma empresa cresce ou alcança sucesso sem uma ótima equipe trabalhando junto. Formar um time campeão requer muito trabalho por conta das lideranças e dos diretores. Tome muito cuidado na hora da contratação e seja exigente com os candidatos. Faça entrevistas, analise currículos e avalie as referências.

Após a contratação, invista em treinamentos durante os primeiros meses para que o novo membro alcance o nível dos outros no tempo mais curto possível. Quando se trata de pessoas também é importante que a cultura da empresa seja forte e que todos os valores estejam claros.

Ou seja, quando todos trabalham alinhados com os seus objetivos tudo tende a acontecer de forma mais natural. Um bom trabalho na área de recursos humanos também pode ajudar, criando planos de cargos e salários, avaliações e pesquisas de clima. Todas essas ferramentas ajudam a ter uma equipe responsável e que produz acima da média.

Esses 8 pontos são fundamentais para que você se prepare e comece 2017 pronto para lançar o seu projeto e começar a sua nova versão, respondendo à pergunta “Quero empreender em 2017, por onde começar?”. De toda forma, começando agora, você ainda tem algum tempo para organizar tudo com calma e não deixar nada ficar para trás.

Além desses primeiros passos também recomendamos a leitura do artigo 5 hábitos de um empreendedor bem-sucedido que você deve adotar. Ele te ajudará a deixar a sua rotina em ordem para esse novo desafio que está por vir e a obter sucesso quando você decidir “quero empreender”!


Sage Business

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn