Redes sociais: use-as a favor do seu negócio

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redes sociais a favor do seu negócio

Segundo pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil, cerca de 36% das empresas pesquisadas utilizavam pelo menos uma rede social em 2012. Esse número, entretanto, tende a ser cada vez maior, já que em 2013 eram mais de 46 milhões de brasileiros nas redes sociais.

Gastando em média 650 horas mensais nas redes sociais, o público brasileiro se mostra como uma promissora oportunidade para os negócios que souberem aproveitá-la da maneira correta. Cada vez mais empresas têm aproveitado este canal em busca de relacionamentos mais próximos com seus consumidores.

Para que sua empresa seja uma delas, descubra como usar as redes sociais a favor do seu negócio!

Divulgação da marca

A primeira vantagem de utilizar as redes sociais é ganhar exposição da sua marca. Esta visibilidade muitas vezes pode ocorrer de forma gratuita ou, ainda, de maneira mais barata que em mídias tradicionais.

Assim, a divulgação da marca nas redes sociais é uma forma de utilizar estes ambientes virtuais a favor do seu negócio. Mas este não deve ser seu objetivo principal. Fazer sua empresa ser vista é uma grande vantagem, entretanto, as pessoas que estão nesses meios esperam muito mais do que apenas uma empresa tentando empurrar produtos o tempo todo. Elas querem diálogo, relacionamento e informação de valor que de fato contribua para o seu dia a dia!

Relacionamento com o cliente

Exatamente por essa necessidade de laço diferenciado é que os clientes da web 2.0 esperam um relacionamento de confiança com as empresas, inclusive nas redes sociais.

Utilizar estes ambientes da maneira correta garante que o cliente se sinta muito mais próximo da empresa e confie nela na hora de fazer sua próxima compra ou contratar um novo serviço, além de enxergar no seu negócio um parceiro para o seu crescimento e desenvolvimento. Por isso a importância de sempre compartilhar conteúdos relevantes. Sempre vale a pergunta: o que o meu cliente procura e precisa para o seu crescimento?

Há muitos casos em que o uso adequado das redes sociais aproximou os clientes da marca. Um bom exemplo é o caso do Ponto Frio, que possui uma estratégia bastante eficiente nesse contexto. Quem nunca ouviu falar do Pinguim?

Contato direto

O relacionamento também é favorecido graças ao contato direto que a marca pode ter com o cliente. Em mídias tradicionais, a empresa inicia uma campanha de marketing e só então o cliente a vê nos canais de mídia, como revistas e jornais. Já nas redes sociais, o contato acontece de maneira direta e em tempo real.

Uma das possibilidades desse contato é o fato de poder colher feedback imediatamente, usando os resultados a favor do negócio. É o caso de, por exemplo, inserir uma nova campanha ou lançar um novo produto. Com o acompanhamento e o contato direto, a empresa pode obter dados importantes para uma tomada de decisão futura, além de esclarecer em tempo real as dúvidas dos seus clientes e interagir com eles, sempre de forma amigável.

Neste contato direto é fundamental estabelecer uma linguagem apropriada, de acordo com o seu público e a imagem que você deseja transmitir, responder a todos e mostrar que você realmente está ali para ser um parceiro daquela pessoa. Proximidade, lembre-se sempre desta palavra.

Presença no cotidiano

A presença em redes sociais permite que a empresa esteja presente no cotidiano do usuário de maneira muito mais efetiva, especialmente com a popularização dos dispositivos móveis.

É o caso, por exemplo, de um restaurante que está presente nas redes sociais. Ao utilizar os perfis para divulgar cardápios e promoções em horas de interesse, como almoços e happy hours, ele está totalmente inserido no cotidiano do consumidor, que muito provavelmente o considerará mais como uma opção do que a outros concorrentes. Utilizar essa inserção da maneira correta, portanto, traz resultados a favor do seu negócio.

Entenda o comportamento do seu cliente, em quais horários do dia a sua presença se torna mais importante, em quais épocas do ano cada assunto pode ser explorado e sempre planeje as suas ações com antecedência para ter tempo de pensar em algo realmente valioso e que gere engajamento. Uma dica: boas fotos e imagens fazem a diferença, além de um texto bem escrito ser fundamental. Seja profissional!

Atendimento eficiente

O uso das redes sociais também gera um atendimento bastante eficiente. Imagine, por exemplo, que um cliente possui uma dúvida sobre um produto. Não se trata de uma reclamação e, sim, de uma questão bastante pontual. Com as redes sociais, o consumidor pode perguntar diretamente e receber uma resposta rápida que o auxilie em sua compra.

Além disso, reclamações também podem ser resolvidas por esses canais. O atendimento por meio de redes sociais, inclusive, é mais barato, o que traz benefícios para o negócio.

O uso correto das redes sociais permite, de maneira geral, um relacionamento direto e fortalecido com o cliente e isso deve ser utilizado a favor do seu negócio. Com as estratégias certas, o resultado é uma empresa muito mais próxima do público que pretende atingir.

Qual é a sua opinião sobre as redes sociais no mundo dos negócios? Comente!

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