Pratique a sustentabilidade no seu escritório contábil

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Pratique a sustentabilidade no seu escritório contábil

Com os recentes estudos a respeito do clima e da escassez de recursos naturais, a sustentabilidade deixou de ser mera preocupação de cientistas para se tornar uma questão urgente em todas as esferas do cotidiano, não só em casa, mas também no ambiente de trabalho. Adotar hábitos conscientes e de fácil aplicação são fundamentais para manter o equilíbrio e preservar elementos essenciais aos seres humanos.

Em um setor tão desenvolvido e com tanta demanda quanto a área de contabilidade, não é raro encontrar condutas de desperdício de energia, produção excessiva de lixo e, principalmente, consumo elevado de papel. Criar uma postura ativa em relação à sustentabilidade é importante tanto para a saúde dos colaboradores, quanto para o planeta. Além disso, quem trabalha feliz e em um ambiente saudável produz mais e de forma mais eficiente.

Confira como implementar a sustentabilidade no seu escritório de contabilidade:

Mude os seus hábitos

Muitas das posturas cotidianas prejudiciais ao meio ambiente não passam de meros hábitos adquiridos de forma inconsciente. Isso significa que a alteração de postura pode ser mais complicada, mas certamente não é impossível. Exigir novas práticas em forma de regras e proibições provavelmente comprometerá a adoção plena por parte dos colaboradores, por isso, para começar as mudanças, invista em ações de engajamento que despertem a atenção para os objetivos das novas diretrizes.

Consuma menos papel

Todo escritório produz um volume desnecessário de papel. No ramo da contabilidade, é bastante comum que os clientes apresentem uma quantidade imensa de documentos físicos. Após o preenchimento de guias e declarações, as cópias que não serão mais utilizadas são descartadas de forma incorreta ou ficam armazenadas durante anos.

Com o aumento de obrigatoriedade de envio de declarações fiscais apenas por meio eletrônico, não faz sentido que o escritório acumule tanto papel. Além de não precisar imprimir tudo o que se recebe, digitalizar as informações recebidas pelos clientes diminui os custos e reduz drasticamente o risco de perda de documentos originais de grande importância. Gaste menos com material e, caso a impressão seja inevitável, encaminhe os papéis para a reciclagem quando não for mais utilizá-los.

Polua menos

Boa parte das informações contábeis dos clientes podem ser encaminhadas por e-mail e esclarecidas por um simples contato telefônico. Utilize a tecnologia a seu favor, economize tempo e gastos com deslocamento e polua menos. Outra boa ideia é incentivar a utilização do transporte público ou estimular a criação de um sistema de caronas entre os colaboradores.

Incentive o consumo consciente do material de escritório

Certamente, há um grande número de materiais, como lápis, canetas e borrachas, com pouco ou nenhum uso na empresa. Demonstre aos funcionários a importância de solicitar ao setor de almoxarifado apenas o que será usado.

Equipamentos ociosos estimulam o consumo vazio, sem utilidade alguma, acumulam volume desnecessário e aumentam o desperdício. Evite também o uso de copos plásticos e peça aos colaboradores que levem sua própria caneca ou garrafa para a água. Produtos descartáveis são responsáveis diretos por grandes gastos evitáveis no ambiente de trabalho.

Economize energia

Aproveite a luz natural abrindo janelas e cortinas. Dessa forma, você diminui a quantidade de energia necessária para lâmpadas e ar-condicionado ao tornar o ambiente mais fresco e iluminado. No horário de almoço, apague todas as luzes e o monitor do computador. Para resultados mais concretos, considere trocar lâmpadas comuns por fluorescentes e instalar torneiras automáticas.

Dê destinação correta ao lixo

Evite o desperdício de materiais e separe o lixo orgânico do seco: implante um sistema e instale lixeiras de coleta seletiva, encaminhando para a reciclagem papéis, metais, plásticos e vidros.

Em um escritório de contabilidade, todo profissional conhece a necessidade de cortar gastos e evitar a depreciação de bens. Aplique algumas noções básicas de equilíbrio financeiro para manter a saúde ambiental de sua empresa e aposte na sustentabilidade como forma de preservar recursos!

Quais posturas sua empresa vem alterando para incentivar a prática de sustentabilidade? Você tem outras dicas de hábitos sustentáveis no ambiente de trabalho? Compartilhe com a gente nos comentários!

sage_gestao_contabil_blog_sn_10_2015

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn