WhatsApp para empresas: 4 dicas para usá-lo a favor do seu negócio

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WhatsApp para empresas

O grande avanço da tecnologia trouxe muitos benefícios para o marketing de negócios — e, por mais que pareça surpresa para muita gente, isso também se aplica ao varejo. Dentre as várias novidades desses últimos anos, uma merece destaque: o WhatsApp para empresas!

Você provavelmente já viu vários banners de empresas com o número de WhatsApp junto, ou mesmo já recebeu alguma mensagem desse tipo. Mas você sabe utilizar esse recurso para angariar mais negócios para sua própria empresa?

Pois bem, é justamente sobre esse assunto que nosso artigo irá tratar. Ficou interessado? Então continue sua leitura e descubra como usar essa rede social no seu negócio.

Tire dúvidas dos seus clientes

Uma das principais utilidades do WhatsApp para a sua empresa é funcionar como um canal de esclarecimento de dúvidas dos seus clientes, seja sobre produtos, serviços, prazos ou outras informações. É como se fosse um Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), só que de maneira mais informal.

É importante lembrar que um bom atendimento ao cliente também é uma estratégia de marketing — aliás, uma das mais eficientes. Conversar com os clientes, responder as suas dúvidas e atender as suas expectativas ajuda a diminuir a sua resistência e facilita o fechamento de mais vendas.

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Interaja com o seu público

A maioria das pessoas não gosta muito de empresas que ficam importunando pelo WhatsApp, mas costuma aceitar alguma interação, desde que seja feita de maneira agradável e com um tom menos comercial. Uma forma muito sutil de fazer isso, sem parecer chato, é no pós-venda.

Uma empresa varejista pode, por exemplo, pedir um número de telefone no cadastro do cliente para posteriormente entrar em contato e perguntar se ele gostou dos produtos ou serviços prestados. Em alguns casos, quando o hábito de consumo for “previsível”, é até possível agendar um novo contato para tentar motivar uma nova venda.

Imagine uma loja que venda cartuchos de tinta para impressoras, por exemplo. Ela sabe que, em média, seus cartuchos duram de 2 a 3 meses, então pode programar uma mensagem para avisar ao consumidor que é possível que seus cartuchos estejam acabando e que ele pode passar na loja para uma nova compra.

Divulgue promoções

Outra boa maneira de aproveitar o WhatsApp, especialmente para varejistas, é na divulgação de promoções. As pessoas até ficam um pouco resistentes em relação a mensagens de empresas, mas não abrem mão de uma boa promoção.

Assim, é possível agendar um dia da semana, por exemplo, para ser o “dia da promoção” e mandar uma mensagem logo cedo avisando sobre os preços mais baixos e os produtos disponíveis. Só não faça isso com uma frequência grande demais, sob o risco de importunar seus clientes e ser bloqueado.

Promova sua marca

Uma boa forma de usar o WhatsApp para empresas é aproveitar essa tendência de socialização a favor da divulgação da sua própria marca. Como fazer isso? Criando um grupo no WhatsApp e convidando seus clientes a participar.

Tente propor uma discussão toda semana para que os clientes interajam e o grupo se movimente. Porém, lembre-se de evitar temas polêmicos e tente focar sempre em assuntos agradáveis e que tenham a ver principalmente com o seu ramo de atuação.

Pense em uma padaria, por exemplo. Alguns exemplos de bons temas de discussão são qual é a melhor bebida para o café da tarde ou qual o melhor acompanhamento. Após as pessoas colocarem suas opiniões, você poderia convidá-las para darem uma passadinha na padaria para uma degustação.

Outra ideia é enviar algumas fotos com seus produtos, como um pãozinho saindo do forno bem no finalzinho da tarde, ou uma xícara de café esfumaçante justamente na hora do famoso cafezinho.

Como deu para ver, existem várias maneiras de utilizar o WhatsApp para empresas. O aplicativo de mensagens instantâneas é muito útil para conectar consumidores e marcas, desde que usado com moderação, é claro!

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