4 diferenciais de um contabilista de sucesso

contabilista de sucesso

Ter um contabilista de sucesso na equipe do seu escritório faz a diferença no dia a dia das operações e permite que você se concentre em atividades mais estratégicas, já que conta com um profissional altamente qualificado no seu time. Alguns dos diferenciais que um contabilista deve ter são disponibilidade, buscar sempre atualização constante, saber trabalhar em equipe e ter afinidade com a missão, visão e cultura do seu escritório.

Confira 4 diferenciais importantes de um contabilista de sucesso:

Ser disponível e proativo

Além de buscar qualificações básicas na hora de contratar um contabilista para seu escritório, como, por exemplo, verificar sua formação, é importante buscar diferenciais para analisar se ele é mesmo um contabilista de sucesso. Um deles é se o profissional mostra ser disponível e proativo. Veja se o contabilista mostra iniciativa ao se deparar com situações que fogem do escopo tradicional do seu trabalho e, ainda, se ele possui a capacidade de executar serviços adicionais para seu escritório ou empresas que são clientes. Um contabilista de sucesso tem jogo de cintura e sabe responder rapidamente às demandas.

Buscar atualização constante

Um dos diferenciais de um contabilista de sucesso é sempre estar em busca de inovações não só em sua área de atuação, mas em outros setores do mercado. Para isso, está constantemente fazendo cursos de extensão e buscando treinamentos técnicos para se aperfeiçoar em determinado assunto que, muitas vezes, pode até não ter relação direta com o seu trabalho no dia a dia, mas vai ajudá-lo a se tornar um profissional mais completo.

Ter espírito de equipe

Um contabilista, assim como um profissional de sucesso de qualquer área, tem como um dos diferenciais saber trabalhar em equipe. De nada adianta ser qualificado e saber executar bem as tarefas individuais se o profissional trava na hora de atuar com outros funcionários do escritório ou em parceria com o cliente. Se você busca um contabilista de sucesso, analise se os candidatos têm o perfil adequado para trabalhar em equipe, se sabem dividir tarefas e, ainda, se eles se mostram solícitos para ajudar colegas que precisam de apoio.

Estar alinhado com a cultura do escritório

Os melhores profissionais são aqueles que, além de apresentarem qualificações técnicas e comportamentais, se mostram alinhados à cultura corporativa e compartilham da missão, visão e valores da empresa em que trabalham. De nada adianta ter um contabilista com uma capacidade analítica espetacular se ele não consegue se adaptar aos horários de funcionamento do escritório, por exemplo. Na hora de selecionar os profissionais que farão parte da sua equipe, busque pessoas que se mostrem receptivas à quantidade de clientes que irão atender, localização e estrutura física do escritório, horário de trabalho, salário recebido, etc. Ter esse cuidado evita problemas comportamentais e uma eventual substituição no futuro.

Na hora de fazer o recrutamento e a seleção dos contabilistas que farão parte dos quadros do escritório, vá além das qualificações básicas e busque profissionais que tenham algo a mais a oferecer. Seus clientes vão agradecer esse cuidado e o seu negócio certamente vai caminhar para o sucesso.

Contabilista, agora que você já conhece quais diferenciais são importantes para alavancar a sua carreira, comece já a desenvolver estes pontos. E para você, quais são as características de um bom profissional contábil? Comente e nos conte a sua opinião!

sage_gestao_contabil_footer_01_2016

Compartilhe: