4 pontos de alavancagem que precisam estar no radar em indústrias

Fique de olho em cada um desses pontos de alavancagem para aumentar as vendas e a produtividade da sua indústria nos próximos meses.

Quais as maneiras encontradas pela indústria na qual você trabalha para aumentar as vendas e a produtividade? O tema é quente e constantemente debatido em muitas esferas. Porém, manter o foco em pontos de alavancagem que realmente importam é que farão a diferença nos resultados em médio e longo prazo.

Baseado no livro Build a Business, Not a Job, de Stephanie Harkness, o autor David Finkel lista algumas dicas que podem ser extremamente úteis na hora de decidir em quais pontos a sua companhia deve manter o foco. Prepare-se para os momentos de grande virada no seu negócio:

1. Atenção ao seu sistema de vendas

Para aqueles fabricantes cujo núcleo do negócio está concentrado em um forte sistema de vendas dos produtos, pensar em formas de tornar os resultados mais eficientes nesse quesito é o primeiro passo de alavancagem a ser observado.

Isso inclui a introdução de um sistema de gerenciamento capaz de identificar e classificar leads; a escalabilidade das vendas, criando modelos eficientes que possam ser replicados; a criação de estratégias de reativação de clientes antigos; e um sistema de relatórios de venda mais eficaz. Encontre formas de contratar os maiores talentos nas vendas e de reter e treinar esse pessoal para que ele apresentem resultados ainda melhores.

2. Construa sistemas especializados que aumentem a eficiência

Você precisa encontrar maneiras de se tornar mais acessível para os seus clientes. Tudo aquilo que eles puderem fazer por conta própria é bem-vindo. Sendo assim, encontrar formas de permitir que eles façam pedidos, comprem e recebam os itens de maneira simplificada certamente deve elevar o volume de vendas.

Muitas empresas têm encontrado oportunidades de contratos justamente em locais onde as vendas diretas não chegam. Sua empresa precisa criar a estrutura que permita a escalabilidade dos pedidos. Um processo claro e baseado em etapas bem definidas pode elevar consideravelmente o volume de vendas, inclusive com contratos que podem durar meses ou até mesmo anos.

3. Crie um sistema de contratação e retenção de talentos

Não basta apenas encontrar as pessoas certas para o seu negócio, é preciso dar condições a elas para que se desenvolvam e queiram permanecer ao seu lado por mais tempo. Em razão disso, o primeiro passo é ter bem claro qual é o perfil de profissional que você espera ter em sua companhia. Profissionais de Recursos Humanos devem trabalhar em parceria com os seus gestores para encontrar as pessoas certas.

A partir do momento que o seu colaborador está fechado com a sua equipe, é hora de compreender quais são as necessidades dele, de forma que ele tenha planos de se desenvolver e se manter em sua companhia. Um bom salário e os tradicionais benefícios não são os únicos itens que pesam nessa conta. É preciso ir além, criando um bom ambiente de trabalho e perspectivas de carreira que sejam compensadoras em médio e longo prazo.

4. Reforce os pilares financeiros da sua companhia

Infelizmente, a maioria das industrias têm sistemas financeiros e contábeis que não são muito eficientes. Eles até podem ser suficientes e dar conta do recado, mas não otimizam o tempo e não permitem uma tomada de decisão mais rápida.

Controles de fluxo de caixa devem ser potencializados. Saber exatamente quanto de dinheiro entrará ou sairá durante um determinado período é essencial para a tomada de decisões mais assertivas. Esse planejamento deve prever fundos emergenciais e a troca ou aquisição de equipamentos. A falta de um sistema financeiro eficaz não permite nem mesmo mensurar se é viável ou necessário antecipar recebíveis.

LEIA MAIS:

Comentários
Compartilhe: