5 conceitos importantes de marketing para contadores

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

marketing para contadores

Apesar de alguns contadores e escritórios de contabilidade não darem a devida atenção às estratégias de marketing, essa área fornece grandes contribuições no que diz respeito ao relacionamento com os clientes, parceiros e também colaboradores.

No artigo de hoje vamos mostrar como o marketing para contadores pode auxiliar o profissional e o seu escritório a se projetar no mercado e obter maior sucesso com os clientes. Confira agora 5 conceitos de marketing para contadores — e como utilizá-los a favor do seu negócio!

Público-alvo

O conceito de público-alvo está ligado ao mercado no qual sua estrutura, serviços, estratégias de negócios e investimentos em comunicação estarão direcionados. Por exemplo, um salão de beleza em um bairro nobre que oferece serviços sofisticados tem como público-alvo pessoas de classe A e B.

Definir um público-alvo para seus serviços contábeis é importante para que o seu foco esteja bem direcionado. Trabalhar em busca de clientes que possuem vários perfis pode fazer com que você tenha clientes que não sejam rentáveis e não se identifiquem com o seu negócio. Assim, os seus investimentos em comunicação não serão plenamente eficientes.

Mix de marketing

É uma estratégia de marketing mais conhecida pelos 4 Ps. São eles:

Produto: é o produto que será oferecido no mercado aos clientes. Nesse caso especificamente estamos falando dos serviços contábeis;

Preço: é o preço do seu produto;

Praça: será o seu local de atuação, bem como a disponibilização do seu produto para os clientes;

Promoção: é a comunicação e a divulgação dos seus serviços. Ela tem o propósito de informar e persuadir os seus clientes e prospects sobre o seu produto.

Utilizar a estratégia do mix de marketing para contadores pode ajudar com um maior direcionamento para o seu negócio.

 

Prospects

Em resumo, podemos dizer que os prospects são os potenciais clientes para o seu escritório. Ou seja, ele ainda não é um cliente, mas é um interessado — e sua equipe estabelecerá estratégias que façam esse prospect se converter em cliente. Por exemplo, qualquer pessoa que entre em uma loja de eletrônicos é um prospect e o atendimento gira em torno de fazer com que a compra seja efetuada. Mas ele só se converte em cliente no momento em que a compra é, de fato, fechada.

A técnica de prospectar deve ser dominada por vendedores para atrair clientes para o negócio, mas pode (e deve) ser incluída na estratégia de marketing para contadores também.

Segmentação de mercado

A segmentação separa o mercado em grupos variados, com características diferentes. Essa estratégia de marketing para contadores ajuda a criar ações de publicidade e comunicação diferentes para cada grupo.

Um contador ou escritório de contabilidade pode ter tanto clientes pequenos quanto grandes empresas em sua carteira, mas a estratégia utilizada para cada um deles deve ser diferente.

Diferenciação

A diferenciação é um conceito muito importante para qualquer empresa e também se aplica a contadores. Ela pode ser definida como um conjunto de vantagens competitivas que diferencia os seus serviços de contabilidade dos concorrentes.

Como vimos, os conceitos de marketing podem facilmente ser aplicados no ramo da contabilidade e fazer com que estratégias de marketing para contadores sejam claramente definidas, deixando seu escritório melhor direcionado, estreitando o relacionamento com os clientes e aumentando as vendas dos serviços.

O que achou do nosso post de hoje? Existe algum conceito que não foi citado aqui, mas é utilizado em sua empresa contábil? Compartilhe suas experiências e opiniões conosco através dos comentários!

sage_gestao_contabil_footer_01_2016

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn