Por que automatizar inventários traz inúmeros benefícios à gestão da sua empresa?

Além de ganhar em agilidade e eficiência, prática pode resultar ainda em aumento da rentabilidade da companhia.

A sua empresa dá a devida atenção para o estoque ou inventário? Durante muitos anos, muitas companhias acreditaram que estoque era sinônimo de depósito. Porém, com o avanço da tecnologia, os benefícios de automatizar inventários começaram a ser mais sentidos.

Para as companhias que ainda não entraram nessa era, realizar o inventário patrimonial anualmente ou mesmo fazer a gestão de estoque todos os meses acaba se tornando uma tarefa desproporcional. Com as ferramentas existentes hoje, já não há muito sentido em demandar tanto trabalho braçal para realizar essas funções.

A automatização dessas tarefas traz inúmeros benefícios para as empresas. Mais agilidade nos processos, maior eficiência na gestão do estoque e até mesmo maior rentabilidade no final do mês são apenas alguns deles. Abaixo, listamos algumas razões pelas quais você deve procurar ferramentas que o auxiliem nesse processo:

1. Redução da margem de erros

Nós, seres humanos, somos falíveis. Ou seja, por mais que um profissional que atua na área de gestão de estoques e inventários tenha o preparo necessário, em algum momento ele está sujeito a cometer algum tipo de erro. Isso é normal e infelizmente talvez você nunca encontre a perfeição enquanto não delegar certas tarefas para os softwares de automatização.

O uso da tecnologia contribuiu para reduzir essa margem de erro. Quando os sistemas são automatizados, itens contados em duplicidade ou esquecimento de algum objeto deixam de existir. Além disso, após um período de cadastro, nos inventários seguintes boa parte do processo passa a ser apenas de checagem, o que torna tudo ainda mais rápido.

2. Tenha relatórios mais precisos

Quando há a certeza de que os dados presentes em seus relatórios são oriundos de uma fonte confiável, muitas vezes sequer há necessidade de fazer uma auditoria em alguns aspectos. Isso porque o empresário passa a ter uma visão do todo com maior clareza, algo que facilita o processo de tomada de decisão.

Outra grande vantagem é a automatização desses relatórios. De posse de todos os dados, que já estarão inseridos no sistema, tudo o que o analista precisa fazer é cruzar as informações de acordo com as suas necessidades e interesses. Isso garante muito mais agilidade e é bem provável que as decisões tomadas tenham um melhor embasamento.

3. Aumente a rentabilidade da sua companhia

Você sabia que é possível aumentar a rentabilidade da sua empresa apenas cuidando melhor dos seus estoques e inventários? Muitas companhias determinam datas de troca de equipamentos ou de compra de materiais de escritório ou insumos sem nem mesmo ver se essa troca ou compra é realmente necessária.

Há muitos casos em que não é. Em razão disso, as empresas compram mais produtos, que não terão imediata utilização, e os deixam acumulados nos estoques. Lembre-se que todo produto em estoque parado é dinheiro que poderia estar em uma aplicação financeira. Portanto, saber quando comprar e o que comprar impacta diretamente na sua rentabilidade.

4. Melhorias no planejamento de compras

Um dos maiores benefícios da automação é o fato de que ela gera muitos dados para relatório. De posse dessas informações, a sua empresa pode elaborar um planejamento mais eficiente, levando em consideração as sazonalidades pelas quais seus produtos passam e redistribuindo melhor as compras ao longo do ano.

Se você já sabe que um determinado produto terá um aumento significativo de vendas em agosto, por exemplo, talvez valha a pena compra-lo em maior quantidade no mês de junho se o fornecedor puder oferecer um preço unitário mais acessível. Por outro lado, a análise pode mostrar que essa não é uma boa ideia e vale a pena manter o dinheiro aplicado.

Independentemente da decisão tomada, o fato é que você terá certeza de que a escolha feita foi a mais indicada, algo que sem os dados gerados pela automação e integração dos processos levaria horas ou até mesmo dias para ser calculado. E com softwares de gestão como o Sage Business isso fica ainda mais fácil!

LEIA MAIS:

banner-sage-business

Comentários
Compartilhe: