Branding: como construir e gerir uma marca de sucesso

Está abrindo um negócio próprio? É hora de começar a construir uma marca de sucesso através do branding. Leia nosso post e fique craque no assunto!

Você já percebeu que algumas marcas, de tão bem posicionadas, passam a designar o próprio produto? Mesmo que levem para casa um produto similar de outra marca, o nome que os consumidores utilizam para caracterizar o produto é de alguma indústria específica. Pois bem, pensando neste cenário, desenvolvemos o post sobre branding: como construir e gerir uma marca de sucesso. Leia e fique por dentro!

O que é marca?

O conceito de marca é amplo e não se limita somente a um nome, símbolo ou a um logotipo; sua ideia não se limita a uma forma gráfica. Ela vai bem mais além. Veja o exemplo de quem quem cria uma marca. Para os desenvolvedores, ela representa os valores da empresa, os produtos que fabrica, os processos, etc. Já para os consumidores que a identificam, ela é uma percepção de um negócio, uma resultante de vivências, impressões e sentimentos.

Visto isso, pode-se dizer que uma marca é a identidade de uma empresa. Ela reflete todo o negócio, valores tangíveis e intangíveis, e projeta uma imagem institucional, comercial e até mesmo social.

Mas e o que é branding?

Sabendo agora que o conceito de marca é bem amplo, podemos simplificar o de branding dizendo que esta é uma metodologia de gestão de marcas (ou filosofia, como preferem alguns especialistas). O objetivo deste processo é criar coerência entre as informações comunicacionais, sejam elas visuais ou verbais, que giram em torno de uma marca.

Dentro do branding estão as áreas de design, comunicação, marketing, administração, antropologia, arquitetura, psicologia e propaganda. A junção de todos estes segmentos resulta em ações que visam posicionar e monitorar uma marca no mercado, fazendo com que ela gere um relacionamento satisfatório com seus clientes.

E como construir e gerir uma marca de sucesso?

Quando você começar a pensar em uma marca, é necessário que todo o cenário no qual ela será inserida tenha sido estudado. Conhecer os concorrentes, a cultura social e de consumo, os desejos, ambições e necessidades dos futuros clientes, dentre outras questões, são essenciais para que se produza uma identidade de sucesso.

Mas criar simplesmente não basta; é preciso ter paciência para posicionar a marca no mercado da melhor forma possível, além de muita criatividade para gerar um valor único a ela. Mesmo que seu produto não seja algo extremamente novo, como um par de óculos de sol, por exemplo, o conceito que você irá desenvolver é que levará o seu consumidor a desejar ter as experiências intangíveis (status, emoção, imagem, etc.) que somente sua marca será capaz de proporcionar.

E depois que toda a ideia da marca, assim como a parte gráfica, tiver sido construída, é preciso saber comunicá-la aos públicos que a rodeiam para que eles sejam capazes de captar o que se deseja transmitir. Feito isso, é necessário o monitoramento constante para saber se as estratégias de posicionamento estão refletindo a percepção que se espera da sua marca. Percebe como tudo isso é branding?

Bem, agora que você já sabe um pouco mais sobre gestão de marcas, é hora de começar a construir e a gerir a sua por meio do branding. Empenhe-se no desenvolvimento de uma identidade única e veja seu negócio sobressair aos olhos dos clientes. Caso ainda tenha dúvidas, deixe um comentário!

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