Clientes demorando para pagar? 3 maneiras em que a melhor comunicação pode ajudar você a ser pago mais rápido

Confira algumas dicas para melhorar o fluxo de caixa da sua empresa apostando em formas de pagamento mais ágeis.

Como proprietário de uma pequena empresa, você assume muitos papéis e precisa aprender novas habilidades para manter seu negócio em alta. Você pode não ter tido treinamento oficial em contabilidade, gerenciamento de estoque ou vendas, mas sua paixão pelo que faz o motiva a desenvolver as habilidades necessárias para realizar o trabalho.

No entanto, existe um nicho de competências particularmente restrito que tem desafiado as PMEs globalmente desde o início das vendas – cobrar clientes que demoram para pagar. Com a tecnologia eliminando muitas das outras nuances diárias que atrasam você, por que não podemos simplesmente acenar com uma varinha mágica para agilizar os pagamentos?

A tecnologia e a legislação estão trabalhando para aliviar esse desafio para as PMEs, mas a Sage realizou uma pesquisa para examinar mais profundamente as razões pelas quais o problema existe. Nosso relatório Efeito Dominó: o impacto dos pagamentos atrasados mostra que 34% dos consumidores americanos dizem não ter nenhuma razão específica para fazer pagamentos atrasados, o que significa que a solução poderia ser facilitar uma mudança no comportamento de seus clientes (por exemplo, esquecimento, procrastinação) e sua interação com você. Talvez o remédio para seus atrasos de pagamento esteja em como você está pedindo o pagamento.

Aqui estão três maneiras pelas quais uma melhor estratégia de comunicação pode ajudá-lo a receber um pagamento mais rápido:

1. Controlar a negociação

Nossa pesquisa também mostra que 32% das PMEs americanas dizem que a maior barreira para perseguir pagamentos atrasados ​​é o medo de ter conversas desagradáveis ​​e comprometer o estreitamento das relações com seus clientes.

Parece que o catalisador para isso é principalmente comportamental e pode ser superado se você entender melhor a lógica de seus clientes e estar preparado com pontos de conversa para ajudar a conduzir o diálogo. Uma melhor compreensão do que os está atrasando ajudará você a agir. Quando tudo é feito de maneira tática, o diálogo não precisa ser estranho.

Na verdade, nossos especialistas em negócios da Sage recomendam que quanto mais cedo você começar a mencionar a fatura, melhor.

“Fature seus clientes imediatamente. Embora a venda seja ótima, quanto mais rápido você receber seu pagamento, mais cedo suas reservas de caixa serão reabastecidas. E tente enviar faturas e declarações por e-mail – isso pode economizar tempo e fornecer a seus clientes a oportunidade de pagar muito mais cedo”, disse Alison Parsons, da Albert Goodman.

2. Fique em contato

Cada ponto de contato de comunicação que você tem com seus clientes é uma oportunidade para controle de qualidade e para gerenciar suas expectativas, aconselha Sid Moore, especialista em negócios da Sage, da Moore Accountancy.

“O principal é garantir que sua fatura indique claramente as condições de pagamento (como 7 dias ou 30 dias) e a data de vencimento. E você deve contatar regularmente seus devedores para que eles se acostumem a saber que eles serão perseguidos se não pagarem a tempo”.

Envie atualizações regulares durante o trabalho para que o cliente se acostume a um relacionamento comunicativo com você. Como Jenny Garrett, da Reflexion Associates, sugere, um relacionamento amigável é construído dessa maneira. “Faça amizade com aqueles que estão pagando suas faturas. Certifique-se de que eles conhecem você pelo nome e que você criou uma conexão pessoal – seu cliente pode aumentar o valor da fatura.”

3. Deixe sua fatura fazer o pedido

Nossa pesquisa mostrou ainda as três principais razões pelas quais os pagamentos são atrasados: ​​o pagamento simplesmente está pendente (40%); eles só pagam as faturas durante determinados períodos (20%); ou nunca receberam a fatura (17%).

A mais recente tecnologia em software de contabilidade complementa essas conversas, o que torna mais fácil para as pequenas empresas serem pagas mais rapidamente. Conrad Ford, da Funding Options, diz que a tecnologia é o melhor remédio contra as desculpas por atrasos de pagamento.

“Se você cometer um erro na sua fatura, estará dando uma desculpa pronta para ser pago com atraso, principalmente se o cliente for um grande negócio. Verifique novamente as informações em cada fatura antes de enviá-las e use as ferramentas de faturamento adequadas, como o software de contabilidade online, para garantir que sua fatura atenda a todos os requisitos.”

O software de contabilidade integrado com pagamentos de fatura também permite criar, enviar e rastrear faturas do seu dispositivo móvel. Cada fatura tem um link “pagar agora” incorporado para os clientes pagarem diretamente. Você pode confirmar quando recebeu a fatura e quando ela foi paga. E como todo o processo é automatizado, os erros e as disputas com os clientes são minimizados. Como você gerencia pagamentos atrasados? Compartilhe conosco nos comentários abaixo.

Texto originalmente escrito por Ashley Hindsman para o blog Sage Advice

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