Como compreender as tendências de vendas do Natal

Se o fluxo de caixa é a força vital de um negócio, entender as tendências de vendas é o seu coração. Todo proprietário de um negócio precisa compreender o valor que esses dados têm, especialmente em épocas de alta volatilidade como o final do ano, momento em que os varejistas ganham 30% ou mais de suas vendas anuais.

Tendências de venda ou padrões ajudam a identificar oportunidades e problemas. Quando feito de maneira bem-sucedida, elas são subsídios a decisões como onde alocar a verba de marketing, precificação, necessidades de estoque, desenvolvimento e evolução.

Determine o crescimento ou a perda em relação ao mesmo período do ano anterior

O acompanhamento das vendas mês a mês e também no acumulado do ano e em relação aos anos anteriores, comparado com as suas previsões, é a peça fundamental para o sucesso do seu negócio. Se você não estiver rastreando as suas vendas e as comparando com o que você já fez em outros momentos, então será impossível determinar se você está tendo sucesso ou não.

Defina metas de vendas

Como em todo rastreamento, você precisa definir metas de vendas que estejam de acordo com a realidade e os objetivos do seu negócio. Olhe para o índice mínimo, mas tome cuidado e perceba como os resultados das vendas foram alcançados.

Por exemplo: você só vende um produto com sucesso abaixo de um determinado preço? Essa informação torna-se essencial para a sua estratégia de preços – que pode resultar em um maior volume de vendas.

Rastreie as margens de lucro

Você também precisa olhar de perto as suas margens de lucro – elas são realistas para você e para os seus consumidores? Comparar as vendas atuais com as de meses ou anos anteriores habilita você a identificar tendências. Isso é fácil de ser feito com uma boa ferramenta de relatórios. Talvez as suas vendas tenham crescido porque você ganhou um novo cliente valioso ou porque introduziu um novo produto popular na sua linha.

Seja qual for a razão, entendê-la vai permitir que você capitalize a oportunidade que se apresenta. Se o novo cliente é uma indústria de um segmento pouco explorado, então talvez você possa oferecer os mesmos serviços e produtos para outras empresas do mesmo setor. Se a nova linha de produtos é tão popular, será que as linhas antigas continuam sendo viáveis?

Por outro lado, suas vendas podem ter encolhido porque você perdeu um bom vendedor ou porque você aumentou os seus preços. Se for possível entender os motivos então você pode resolver o problema. Você precisa de um vendedor mais experiente ou precisa de um programa mais eficiente para reter aqueles que atualmente já estão com você? O que o seu preço diz?

As tendências de vendas oferecem uma grande quantidade de informações valiosas. Basta que você as analise e use em seu benefício.

LEIA MAIS:

Software de gest„o empresarial

Compartilhe: