Como enfrentar o desafio do crescimento rápido nos negócios e vencer

O crescimento dos negócios pode ser um desafio real, mas com as ferramentas e estratégias certas você pode alcançá-lo e conquistá-lo em qualquer mercado. O crescimento depende de uma estratégia eficaz que confirme a viabilidade do modelo de negócios e estabeleça as bases para seu desenvolvimento futuro.

O crescimento pode ser um processo doloroso. Os adolescentes talvez sejam mais conscientes do que qualquer outra pessoa sobre o verdadeiro significado das “dores do crescimento”, mas eles não estão sozinhos. A mesma ideia se aplica ao mundo corporativo, lugar em que o rápido crescimento dos negócios pode apresentar vários desafios.

Superar esses desafios é a prova definitiva de que um determinado modelo de negócios funciona. Nesse ponto, talvez devêssemos nos lembrar de que as empresas de sucesso de hoje começaram pequenas. E o caminho para a dominação global não estava livre de obstáculos e dúvidas.

Então, quais são os principais desafios colocados pelo crescimento? E como esses desafios podem ser enfrentados?

Uma pequena e média empresa (PME) lida com dois ambientes distintos: um ambiente interno (parceiros, funcionários, operação do dia-a-dia) e um ambiente externo (o que poderíamos descrever como “o mercado”). É natural supor que fatores externos apresentem a maioria dos desafios. Essas pressões farão com que os elementos internos reajam e superem esses desafios. Essa situação gera oportunidades e desafios.

Impacto das decisões

Empreendedores e gerentes geralmente associam o crescimento com escolhas e decisões corretas. Dito isso, é importante ressaltar que toda decisão tem impacto interno e externo. Tomar a decisão “certa” de uma perspectiva externa, por exemplo, pode gerar tensão interna. Isso também pode comprometer o crescimento.

Alinhar todos os fatores para gerar convergência e crescimento é um grande desafio. O crescimento aumenta a pressão sobre os recursos existentes e isso, por sua vez, pode gerar atrito entre diferentes departamentos ou funcionários. É, portanto, crucial planejar o crescimento e antecipar os desafios futuros.

Não fazer isso ou não se preparar adequadamente pode impactar negativamente e comprometer o futuro da empresa. Alguns descreveriam esse cenário como um “tiro no pé”.

A busca pela sobrevivência começa com a sustentabilidade. As PME fazem parte de um ambiente em constante evolução. Os mercados também não param. Regulamentação, novos modelos de negócios e tecnologias disruptivas podem mudar as regras do jogo em um curto espaço de tempo.

Também há concorrência, a busca por ganhos de eficiência e redução de custos, sem esquecer os consumidores sempre exigentes. Estes são apenas alguns dos desafios enfrentados por um negócio em crescimento.

Pronto para aceitar o desafio? Para enfrentar os desafios do crescimento acelerado, aqui estão três coisas que vale a pena considerar:

1. O crescimento dos negócios requer capital e investimento

O desafio aqui não é apenas alcançar um retorno sustentável, mas também maximizar o valor do negócio como um todo. Do ponto de vista estratégico, vale a pena ir além do crescimento orgânico. Uma solução possível é buscar parceiros estratégicos para alcançar melhor eficiência operacional e maximizar ganhos de escala.

2. Estratégia e gestão são elementos-chave do crescimento sustentável

Uma visão estratégica clara de um período de curto, médio e longo prazo fornece direção e um ponto de referência para a gestão. A visão de curto prazo não fornece uma base sólida para construir o sucesso do negócio. A governança corporativa e as boas práticas ajudarão a impulsionar a gestão diária e apoiar a tomada de decisões a longo prazo.

3. Você precisa de cultura, meio ambiente e pessoas fortes.

Esses três elementos estão interconectados e têm influência direta na superação de qualquer “dor do crescimento”. É importante desenvolver uma cultura interna que promova o engajamento dos funcionários. É geralmente aceito que as pessoas que se sentem engajadas e motivadas em seu trabalho são as mais produtivas.

A liderança desempenha um papel fundamental nesse processo. Um bom gestor procurará promover um ambiente dinâmico que seja colaborativo, meritocrático e que ofereça aos funcionários oportunidades para um maior desenvolvimento.

Sobrevivência do mais forte

A sobrevivência de qualquer negócio depende do desenvolvimento de uma estratégia eficaz que não apenas confirme a viabilidade do modelo de negócios (sustentabilidade), mas também estabeleça as bases para seu desenvolvimento futuro.

Os mercados não ficam parados e os novos concorrentes têm potencial para mudanças consideráveis ​​em um curto espaço de tempo. Uber e Airbnb são dois exemplos desse tipo. A tecnologia de rede móvel, a geolocalização e a tecnologia dos smartphones convergiram para fornecer uma nova abordagem de como encontrar um táxi ou uma acomodação ao viajar.

Essa mudança de passo abriu novos mercados e colocou muitos desafios para as empresas já estabelecidas.

Como conclusão, as “dores do crescimento” sempre existirão, pois os ambientes e os mercados não são realidades estáticas. A capacidade de enfrentar e adaptar-se a esses novos desafios é o que realmente importa.

Portanto, é essencial criar uma visão para o futuro que seja flexível e forneça um senso de propósito e direção. Essa visão precisa ser apoiada por ferramentas abrangentes e flexíveis o suficiente para fornecer resultados instantâneos.

Quais são os planos que você tem para conseguir um crescimento rápido nos negócios? Compartilhe as suas histórias nos comentários abaixo.

Texto original redigido por Paul O’Riordan para o blog Sage Advice

LEIA MAIS:

Software de gest„o empresarial

Comentários
Compartilhe: