Como fazer para escalar um negócio digital?

Saiba quais estratégias você pode adotar para que o seu negócio digital cresça mais rápido e o faturamento aumente em escala.

Em linhas gerais, criar um negócio completamente digital é mais simples do que montar toda a estrutura de uma empresa física. Porém, se por um lado essa é uma vantagem, por outro é preciso pesquisar bastante para descobrir como fazer para escalar um negócio digital. Isso porque a concorrência é cada vez maior e você precisa ficar atento a cada detalhe para se diferenciar dos seus competidores.

E é aí que mora o problema. É comum vermos pessoas com ótimos produtos, mas que não têm uma boa percepção de como divulgar o seu negócio no mundo digital. Na internet, a briga maior é sempre pela audiência, ou seja, fazer com que uma maior quantidade de pessoas possa conhecer os seus produtos. Porém, é preciso atrair a atenção das pessoas certas, dos seus clientes em potencial.

1. Defina o seu público-alvo

Um erro comum daqueles que tentam iniciar um negócio pela internet é tentar atingir sempre o maior número possível de pessoas. Isso nem sempre é uma boa ideia de começo. É preciso que você tenha em mente que quantidade não é sinônimo de qualidade. De nada adianta ter um negócio local e atingir uma base de usuários que estão em outro estado, por exemplo.

É preferível que você consiga ser mais assertivo na sua comunicação. Para isso, é de suma importância conhecer o perfil dos seus potenciais clientes. Faça segmentações por classe social, por região, por faixa etária e quaisquer outros filtros que possam ajudar você a ser mais eficaz na sua comunicação.

2. Esteja presente nas redes sociais

A principal maneira de chegar até os seus clientes em um negócio digital é por meio das redes sociais. Elas atingem praticamente todos os brasileiros e, por conta disso, você não deve deixar esses canais de lado. Facebook, Twitter, YouTube e Instagram são as principais alternativas para você mostrar ao mundo o seu trabalho.

Contudo, estar lá não significa necessariamente estar presente. Para isso, é necessário que você interaja com os seus clientes, respondendo dúvidas e sugerindo produtos sempre que possível. As respostas não devem demorar mais do que 24 horas – nesse caso, o quanto antes você conseguir responder, melhor. Trate os seus fãs como trataria qualquer cliente que estivesse dentro da sua loja.

3. Use ferramentas de e-mail marketing

Um dos maiores patrimônios que uma empresa pode ter é a sua base de clientes. Assim, crie um sistema de cadastro para que os seus consumidores possam, voluntariamente, se dispor a receber mais informações sobre os seus produtos. O envio dessas comunicações pode ser feito por e-mail, uma forma de divulgação que apresenta bons índices de retorno quando bem direcionada.

Você pode oferecer ofertas exclusivas para os clientes de longa data ou ainda oferecer benefícios para aqueles que mencionaram algum código exclusivo do e-mail. O mais importante aqui é se certificar que todos os que estão na lista de fato optaram por receber os seus e-mails. Comprar mailings enormes e disparar uma comunicação para pessoas que nunca ouviram falar do seu trabalho pode ser uma decisão pouco eficaz e ainda gerar dor de cabeça.

4. Mensure todas as suas ações

Uma das grandes vantagens das ações de marketing realizadas pela internet é a possibilidade de mensurar cada uma delas. Certifique-se de fazer isso sempre e estudar os dados obtidos. Se as suas postagens estão tendo poucas curtidas, por exemplo, tente entender o motivo pelo qual isso acontece. O tema pode ser pouco chamativo, as imagens podem ser ruins ou mesmo o seu público pode não estar interessado naquilo.

Frequentemente, acesse o painel de estatísticas do Facebook, do Twitter, do YouTube e do Instagram para descobrir quantas pessoas estão clicando nos seus posts. Além disso, trace o caminho reverso para saber quantos cliques nos seus links foram convertidos em vendas. Assim, você terá acesso ao chamado ROI (Retorno do Investimento) e saberá em quais plataformas vale a pena aumentar os esforços.

5. Não repita estratégias, encontre o seu diferencial

Muitas pessoas acreditam que para fazer sucesso com um negócio digital, basta copiar a estratégia de alguém que já está indo bem. Não é bem assim. Empresas diferentes têm públicos diferentes e que reagem de maneira distinta também. Algo que funciona para uma companhia não vai funcionar necessariamente para a sua.

Por isso, é importante que você conheça quais são os seus diferenciais e tenha um objetivo claro na hora da divulgação. Faça muitos testes e repita aqueles nos quais você conseguir obter bons resultados. Tenha paciência, pois construir uma boa base de usuários não é algo que vai acontecer do dia para a noite. E, claro, conte sempre com profissionais para auxiliá-lo em cada uma das tarefas.

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