Como fazer para vender o ano inteiro aproveitando produtos e serviços sazonais

Confira algumas dicas para manter uma média geral mais alta de vendas durante o ano todo e enfrentar a sazonalidade sem que a sua empresa sofra tanto.

Todos os negócios estão sujeitos a sazonalidades. Para uns, períodos como Dia das Mães, Dia dos Pais e Natal, por exemplo, são as melhores épocas. Para outros, é no período de férias que rentabilidade aumenta. O fato é que embora as sazonalidades sejam marcantes, saber como fazer para vender o ano inteiro também é importante.

Aqui, há várias estratégias para serem adotadas, dependendo do ponto de vista que você desejar. Por exemplo, você pode se preparar para dobrar as vendas durante as sazonalidades ou tornar as “baixas temporadas” períodos com uma média de venda mais alta ao longo do ano. Uma coisa não exclui a outra, mas para que ambas se concretizem é preciso pensar em uma estratégia.

Nesse artigo, listamos alguns conselhos que podem fazer com que você venda mais o ano inteiro, aproveitando seus períodos mais fortes para reforçar o caixa:

1. Ofereça preços mais atrativos

Uma das maneiras de trazer os clientes para a sua loja nos períodos de baixa temporada é por meio das promoções. Quando a demanda cai, é hora de oferecer os produtos com preços mais atrativos. Os consumidores são reativos, ou seja, respondem positivamente quando veem uma vantagem.

Uma boa dica é montar kits incluindo produtos sazonais com outros que são vendidos o ano inteiro. Além disso, você pode oferecer ainda descontos para aqueles clientes que compraram com você durante os períodos sazonais. É uma forma inteligente de fidelizar os seus consumidores.

2. Planeje os seus meses fortes

Se você está no ramo do seu negócio há mais de um ano, certamente sabe quais são os meses onde as vendas costumam aumentar. O ponto é que mesmo tendo essa informação, muitas pessoas insistem em deixar as coisas para a última hora. Como resultado, as divulgações são sempre abaixo daquilo que poderiam ser.

Quando você antecipa o planejamento tem a oportunidade de potencializar as vendas. Concentre a sua energia na criação de estratégias para vender ainda mais nos momentos em que os seus clientes mais procuram os seus produtos. Muitas vezes, um mês muito forte acaba compensando outros mais fracos.

3. Seja mais criativo e tente o novo

Você costuma avaliar o resultado das campanhas que fez no passado? Se a resposta for “sim”, então ficará mais fácil distinguir o que funcionou do que não funcionou. E é aí que mora o problema: muitos empresários insistem em manter estratégias que não deram muito certo, seja por comodismo ou falta de tempo.

Começando o planejamento com antecedência, você pode avaliar cada uma das estratégias e recorrer a substitutas em casos negativos. Por exemplo: você fez panfletos e eles trouxeram poucos resultados no ano passado, por que insistir com eles de novo esse ano? Talvez seja a hora de adotar uma nova estratégia.

4. Busque produtos novos

A sua sazonalidade certamente é concentrada em alguns tipos de produtos. Por que não ampliar a oferta de itens de forma que você possa contemplar outros períodos do ano? Essa pode ser uma solução simples para manter as vendas aquecidas o ano inteiro. Tome como exemplo as lojas de roupa.

Durante o inverno, os produtos em exposição são as roupas de frio, enquanto durante o verão são as roupas de calor. Talvez o seu negócio possa explorar algo similar, seja com serviços, produtos ou qualquer outra coisa do gênero. A ideia é estar sempre disponível nos momentos em que a demanda aumentar.

5. Planeje as compras com os fornecedores

Sabendo que haverá um aumento no número de itens em um determinado período, é natural que você compre mais unidades. Os fornecedores sabem disso e podem até aumentar os preços nessa época do ano. Porém, se você se antecipar à sazonalidade, é possível negociar as peças antes e com preços melhores.

Quando os lojistas reduzem os pedidos, você pode ir na contramão, desde que o investimento seja viável e o desconto seja muito atrativo. Para isso é preciso se planejar bem e calcular os custos envolvidos por manter estoques por um período maior.

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